CPI da Enel lança enquete sobre qualidade do serviço da empresa

Pesquisa faz parte da estratégia dos deputados estaduais na investigação de supostas irregularidades e abusos por parte da distribuidora de energia. Saiba como responder

06:00 | Mar. 14, 2024

Por: Armando de Oliveira Lima
Prestação de serviço da companhia é avaliado nas perguntas feitas pelos parlamentares (foto: FABIO LIMA)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que investiga supostas irregularidades e abusos pela Enel Ceará, lançou uma enquete para avaliar a experiência dos clientes com os serviços e produtos prestados pela empresa no Estado.

Hospedado no site da Alece, o questionário será mais uma ferramenta para que os deputados estaduais possam avaliar a empresa. Os trabalhos da CPI acontecem desde o ano passado e tiveram as atividades prorrogadas por mais 120 dias no fim de 2023.

Saiba o quê e como responder abaixo.

Os membros da comissão ainda devem cumprir agenda de audiências públicas no próximo dia 15 de março nos municípios para colher impressões dos clientes.

"Nosso foco agora é ouvir a população nessa pesquisa pública para que a CPI que investiga a Enel nesta Casa possa coletar dados da população e robustecer o seu acervo, porque, logo mais, nós vamos encerrar o trabalho da CPI e apresentar o relatório à nossa população", revelou o deputado Fernando Santana (PT), que preside a comissão.

O que a enquete pergunta?

Ao acessar o documento, o consumidor precisa responder o nome completo e o município no qual mora, inicialmente. Em seguida, vem mais três perguntas.

A primeira delas traz uma escala de 1 a 5, na qual é preciso indicar o grau de satisfação com os serviços e produtos prestados pela Enel Ceará.

Na segunda, o consumidor responde sim ou não, sobre se acreditar que a qualidade desses serviços e produtos podem melhorar.

Por fim, os deputados perguntam se a pessoa é favor ou não que o contrato de concessão da Enel seja renovado no Ceará.

"Esse relatório será apresentado ao povo do estado do Ceará, mas também será entregue às autoridades, pedindo nesse relatório aquilo que a gente entende que tenha que ser corrigido pela Enel, como erros e também punições sobre alguns possíveis erros que ela tenha cometido aqui no estado do Ceará ao longo de mais de 20 anos que ela trabalha aqui conosco", detalha o deputado Fernando Santana.

Onde responder a enquete?

As perguntas estão hospedadas em uma página no site da Assembleia Legislativa do Ceará desde o dia 13 de março de 2024. 

Para acessar, basta clicar no link.

Quem define a renovação da concessão da Enel?

Apesar de a prestação de serviços se dar no Estado e a antiga Companhia Energética do Ceará (Coelce) ser controlada pelo governo cearense, a renovação da concessão ou não é aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Cabe à Aneel, representando o Ministério de Minas e Energia, avaliar a prestação de serviço pela empresa e decidir pela manutenção em comum acordo com a distribuidora. Afinal, é opção da Enel também não querer continuar.

O Tribunal de Contas da União (TCU) também tem participação nessa decisão, a partir de auditoria feita nos contratos. A concessão da Enel Ceará acaba em 2028, quando o trâmite de renovação ou nova disputa deve ser feito.

Mais notícias de Economia