Terminal de contêineres do Porto de Fortaleza terá audiências sobre arrendamento

Antaq definiu o início do processo para obter mais contribuições, subsídios e sugestões para a licitação do equipamento

23:31 | Mar. 13, 2024

Por: Révinna Nobre
Pregão eletrônico ocorrerá no dia 15 de julho (foto: FCO FONTENELE)

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou a realização de audiências sobre o arrendamento do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza.

A medida foi publicada nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União.

O início do processo será para obter mais contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos ao arrendamento do portuário MUC04.

A área denominada é dedicada à movimentação e armazenamento de cargas conteinerizadas, localizada no porto organizado de Fortaleza.

Em 2023, segundo a Companhia, com o início da vigência do contrato de arrendamento transitório de uma área correspondente a 8,9 hectares, apresentou 63,1% de aumento na movimentação em contêineres em comparação com o ano de 2022.

As projeções para o resultado do leilão para o arrendamento definitivo do terminal de contêineres tem um cenário positivo, afirma Lúcio Gomes, diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará.

Lúcio também projeta que R$ 400 milhões serão investidos no terminal, até o fim do contrato com a empresa vencedora do certame. O prazo é de, no mínimo, 25 anos.

"Para isso, a área a ser arrendada passará dos atuais 8,9 hectares para 13,4 hectares, o que representa um aumento expressivo de 50%".

O procedimento de audiência e consultas públicas será realizado em 60 dias, com início no dia 23 de março.

AUMENTE SEUS LUCROS: Conheça as maiores pagadoras de DIVIDENDOS e estratégias para 2024 | Dei Valor

Mais notícias de Economia