Programas para mulheres em Fortaleza terão expansão de 5 mil vagas; confira
Sarto aproveitou o anúncio para fazer um balanço de políticas municipais voltadas para mulheres, destacando como a formação de 40 mil potenciais empreendedoras no Fortaleza Capacita
17:16 | Mar. 08, 2024
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou nesta sexta-feira, 8, em suas redes sociais a expansão de 5 mil vagas em dois programas voltados para as mulheres, o Nossas Guerreiras e o Fortaleza + Futuro, além de três novas unidades do programa Costurando o Futuro.
No caso do Nossas Guerreiras, são 4 mil novas vagas para o programa de microcrédito que oferta linhas de crédito de até R$ 3 mil ofertadas às mulheres de baixa renda que desejem empreender, desde que tenham mais de 18 anos e sejam chefes de família. O prazo de pagamento é de 30 meses sem juros, com período de carência de 6 meses.
Leia mais
O cadastro pode ser feito no link: https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/ e a Prefeitura vai realizar até domingo, 10, das 17h às 22h, a Feira Criativa Nossas Guerreiras, na Avenida Beira-Mar, em frente ao Parque Bisão, no bairro Mucuripe. Desde a sua criação em outubro de 2021, a iniciativa já beneficiou 11 mil mulheres com crédito e capacitou outras 40 mil.
Por sua vez, o programa de capacitação Fortaleza + Futuro vai abrir 1 mil novas vagas para mulheres, com mais de 16 anos. A iniciativa tem parceria da Fundação Demócrito Rocha (FDR), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e consiste em cursos profissionalizantes nas áreas de economia criativa, gastronomia, gestão, idiomas, meio ambiente, moda e tecnologia.
Outro programa que será ampliado, conforme Sarto, será o Costurando o Futuro, que passará de 12 para 15 ateliês, incluindo uma unidade móvel a ser instalada, inicialmente, nas proximidades da antiga fábrica da Guararapes, que encerrou as atividades em janeiro do ano passado, resultando na demissão de cerca de 2 mil profissionais. Ainda segundo a Prefeitura, outra unidade será construída no bairro Antônio Bezerra e a terceira ainda terá local definido.
Sarto aproveitou o anúncio para fazer um balanço de políticas municipais voltadas para mulheres, destacando como a formação de 40 mil potenciais empreendedoras no Fortaleza Capacita; a realização de 98,2 mil exames de prevenção do colo de útero, 38,3 mil mamografias 29 mil partos; além do atendimento de 8 mil mulheres vítimas de violência em 2023.
“Ainda temos muitos desafios a serem superados, é verdade. Mas temos avançado em muitas iniciativas, principalmente na área de emprego e renda. E a ótima notícia é que vamos expandir”, comemorou o prefeito de Fortaleza.