Projeto Santa Quitéria: expectativa é que licença de instalação aconteça no 2º semestre
Para 2026, é previsto o processo de operação da exploração de urânio associado a fosfato da mina de ItataiaO Projeto Santa Quitéria tem a expectativa de que a licença de instalação para a exploração de urânio e fosfato localizado no Ceará aconteça no 2º semestre de 2024, afirmou o secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará, Adão Linhares.
Em 2026, a expectativa é de que a operação na mina de Itataia, no município de Santa Quitéria (a 222,3 km de Fortaleza), seja iniciada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As projeções foram apresentadas, nesta quinta-feira, 7, na 27ª edição do Energia em Pauta, realizado pelo Sindienergia, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que teve como tema as “Potencialidades da produção de energia nuclear no Nordeste”.
Para os próximos dias, a espera é de que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) realize a avaliação dos estudos complementares entregues em dezembro de 2023, analisa Cristiano Brandão, gerente de licenciamento de meio ambiente e direito minerário da Galvani - empresa que, juntamente com a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), compõe o Consórcio Santa Quitéria.
Leia mais
Efeitos do Consórcio Santa Quitéria
Abrão Linhares destacou que, durante a fase de construção, a expectativa é da criação de 2.800 empregos diretos e 5.600 indiretos.
Já na fase de operação, sejam gerados 538 empregos diretos e 2.300 indiretos.
O secretário executivo também reafirmou o apoio do governo do Ceará para o funcionamento do projeto.
"O Estado já tem participado ativamente do desenvolvimento desse projeto. Tem estimulado e oferecido todo o ambiente, e também com o comprometimento das contrapartidas”.
Abrão ainda destacou a participação em programas do Governo Federal, como a Participação no Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) e a Participação no Programa de Parcerias de Investimento (PPI).