Pilotos estão preocupados com segurança nas imediações do Aeroporto de Fortaleza

Sindicato Nacional dos Aeronautas citou arrastões e circulação de indivíduos com comportamentos suspeitos nas proximidades do estacionamento do aeroporto

15:32 | Mar. 02, 2024

Por: Economia O POVO
Aeroporto Pinto Martins tem apenas quatro destinos internacionais: Buenos Aires, Lisboa, Miami e Paris (foto: FCO FONTENELE)

Os pilotos de avião que passam pelo Aeroporto de Fortaleza têm se mostrado preocupados com a segurança nas imediações do estabelecimento, de acordo com ofício do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

A entidade citou arrastões e circulação de indivíduos com comportamentos suspeitos nas proximidades do estacionamento do aeroporto, em documento enviado à administradora Fraport e à Polícia Militar do Ceará (PM-CE).

O terminal é localizado no bairro Serrinha e tem saídas para os bairros Aerolândia e Montese, na capital cearense. O POVO entrou em contato com a Fraport e com a SNA para comentar sobre o caso e aguarda retorno.

O que diz a PM?

Em resposta, a PM-CE não confirmou o recebimento do ofício, mas informou que "que a área externa ao Aeroporto Internacional de Fortaleza é coberta por meio da 3ª Companhia do 6º Batalhão Policial Militar (3ª Cia/ 6º BPM) que dispõe 24h de equipes do Policiamento Ostensivo Geral (P.O.G) atuando na região, contando também com equipes de Força Tática."

"A região também recebe patrulhamento e fiscalizações do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE)", completa.

A PM ainda reconhece que "prisões e apreensões são realizadas na região constantemente a fim de elevar a sensação de segurança" e ressalta a necessidade de registrar um boletim de ocorrência em uma das delegacias civis do Estado, "pois este é um dos relevantes instrumentos em que as forças de segurança pública do estado se baseiam para pautar suas ações preventivas e repressivas à criminalidade."

Infraestrutura de segurança

Segundo o SNA, a Fraport disse que relatos sobre situações perigosas nas imediações do estabelecimento representam um problema de segurança pública do Estado do Ceará, em resposta ao ofício.

A administradora do local ressaltou, ainda, que busca manter a vigilância constante tanto no Aeroporto de Fortaleza quanto nas regiões próximas. A presença constante de órgãos de segurança pública foi citada na resposta ao ofício.

Além disso, uma delegacia para atuação específica no sítio aeroportuário e uma estrutura para a Polícia Federal e Militar foram outros pontos mencionados como parte do escopo de segurança do aeroporto e imediações.

Apoio da Fraport

A Fraport destacou que os tripulantes podem entrar em contato com essas instituições caso se sintam ameaçados, e afirmou não ter recebido nenhum relato direto dos tripulantes sobre os assuntos de segurança relatados no ofício.

A administradora se disponibilizou para receber e investigar relatos e preocupações sobre o tema, atuando dentro dos limites do contrato de concessão feito com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Reforçamos que, em caso de problemas relacionados à segurança no aeroporto de Fortaleza, os aeronautas podem e devem informar o sindicato”, informou o SNA, cujo canal de atendimento está disponível no site.

6 dicas infalíveis na hora de comprar passagens aéreas | Dei Valor

Mais notícias de Economia