Elmano muda comando da ZPE e escolhe irmão de Evandro Leitão
Solenidade de posse do novo presidente da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) ocorre nesta sexta-feira, 1º, no PecémO governo Elmano de Freitas (PT) confirmou mudança no comando da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Sai o então presidente Eduardo Neves, assume Hélio Winston Leitão, atual presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). Hélio é irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A solenidade de posse do novo presidente da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) ocorre nesta sexta-feira, 1º, no Pecém.
Hélio é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995). Já foi conselheiro do Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (Consuni/UFC); ex-presidente da Associação dos Advogados do Estado do Ceará (AACE).
Ele também já foi presidente da Comissão de Defesa e Assistência dos Advogados da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB/CE), além de ex-vice-presidente do Instituto de Direito Administrativo do Ceará.
Hélio já estava há sete anos no comando da Arce antes desta mudança. Na agência reguladora estadual, o novo presidente da ZPE era responsável por lidar com empresas que prestam serviços importantes, como distribuição de energia elétrica (Enel Ceará), abastecimento de água e esgoto (Cagece) e transporte intermunicipal, por exemplo.
Eduardo Neves deixa o cargo após três anos
No serviço público estadual há 21 anos, o economista Eduardo Neves deixa a presidência da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará nesta quinta-feira, 29, após permanecer no cargo desde abril de 2021.
Em seu histórico no comando da ZPE, Eduardo participou da construção, por meio de reuniões técnicas com o CZPE, Abrazpe, Ministério da Economia e Receita Federal do Brasil, de uma nova legislação para as ZPEs no País, mais moderna e dinâmica: o novo marco legal de ZPEs, sancionado em 2021.
Além disso, foi na gestão do economista a inauguração do Setor 2 da ZPE Ceará, uma área com mais de 1.900 hectares, que receberá grandes investimentos relacionados ao Hub de Hidrogênio Verde.
“A ZPE Ceará é o futuro. Não à toa, as Zonas de Processamento de Exportação e seus benefícios estão incluídos na Reforma Tributária, garantindo assim a continuidade dessa política pública tão importante para a balança comercial cearense", destaca.
De saída, Eduardo afirma que se sente honrado de ter feito parte da história da ZPE e ter contribuído para que a política pública de ZPEs fosse mais fortalecida e valorizada.
"Agradeço ao Governo do Estado pela confiança, a toda a equipe de grandes profissionais que fazem parte do time da ZPE Ceará e a todos que, direta e indiretamente, contribuíram para o aperfeiçoamento das atividades da ZPE”, destaca.
Mudanças: Entenda como vai funcionar o PIX em 2024
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor