Fortaleza terá 5 novos hotéis; um deles de luxo, confirma Prefeitura
Investimentos na Cidade devem ser feitos por empresas privadas nas praias de Iracema, do Futuro e da Cofeco
16:26 | Fev. 21, 2024
Fortaleza terá cinco novos hotéis com inaugurações previstas para os próximos meses. As negociações para concessão de incentivos fiscais por parte da Prefeitura de Fortaleza estão adiantados.
O anúncio foi feito pelo titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira. A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista do O POVO e colunista da Rádio O POVO CBN, Nazareno Albuquerque.
Leia mais
Um dos projetos diz respeito ao grupo Mareiro, que está prestes a lançar um hotel cinco estrelas na Praia do Futuro. Além disso, o mesmo grupo está concluindo a construção de um centro de eventos ao lado do hotel Gran Mareiro.
Ainda na Praia do Futuro, um hotel já pronto está prestes a ser inaugurado. Localizado próximo ao Hotel Crocobeach, deve ser focado no público praticante de kitesurf.
Outro projeto, ainda na fase de construção, fica localizado na região da avenida Beira Mar e deve mesclar entre prédio residencial e hotelaria num empreendimento misto.
Também avançado, está a implementação de projeto hoteleiro próximo à Praia da Cofeco. O novo Porto D’Aldeia Eco Lodge by Castelo de Itaipava Hotels. Na Praia de Iracema, o novo projeto de hotel de charme da rede Carmel com previsão de inauguração em 2025 é o quinto empreendimento da lista.
O secretário ressalta o interesse de parceiros privados na instalação de projetos em Fortaleza. Alexandre lembra que o Município passou muitos anos escanteado nesse mercado, enquanto os municípios do litoral avançaram.
Leia mais
Para Alexandre, esse movimento ocorre após a implementação da nova política de incentivo fiscal para hotelaria, seja para construção ou reforma.
Segundo a legislação, há redução de 95% das alíquotas do em Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), além de redução de 60% na alíquota de Imposto Sobre Serviços (ISS) incidente sobre o serviço de hospedagem.
"Passamos muito tempo estagnados nessa questão de novos investimentos em hotelaria. Acho que tudo que tem sido feito, os investimentos conduzidos pelo prefeito (José) Sarto (PDT) na requalificação da Beira Mar, do calçadão da Praia de Iracema, do Polo Gastronômico da Varjota, além do investimento em marketing no Exterior contribuíram para esse salto", pontua.
Alexandre ainda destaca que está ocorrendo uma mudança no perfil de visitantes de Fortaleza. O turismo de luxo, com visitantes de alta renda tem crescido e aponta que pesquisas colocam a Capital como terceiro principal destino para esse público, somente atrás de Fernando de Noronha-PE e Gramado-RS.
Por outro lado, informa Nazareno Albuquerque, o cenário no setor de hotelaria ainda apresenta seus desafios. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH) lamenta que quatro hotéis tenham fechado suas portas recentemente na avenida Beira Mar.
Ao colunista, o presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros, criticou a falta de políticas públicas sistêmica. Atualmente, a Beira Mar possui apenas um hotel cinco estrelas, sendo uma planta com mais de 30 anos de fundação.
Questionado sobre o assunto, o titular da Setfor destaca que os efeitos da pandemia sobre esse mercado ainda existem. Acrescenta ainda que seriam necessários pelo menos dois anos de bons movimentos para que o setor possa recuperar a condição pré-pandemia.