Terminal de Passageiros: CDC prepara licitação para revitalizar acesso

O projeto prevê a duplicação do acesso, com piso intertravado, iluminação, drenagem e sinalização. Há ainda a previsão de construção de um calçadão paisagístico que permitirá visitas

A Companhia Docas do Ceará (CDC), administradora do Porto de Fortaleza, possui projeto para revitalizar o acesso ao Terminal de Passageiros. Segundo o diretor-presidente, Lucio Gomes, o lançamento da licitação deve ocorrer nas próximas semanas.

Este é um investimento que será feito em área que ainda permanece sobre a responsabilidade da CDC. Em agosto do ano passado, o terminal de passageiros em si foi leiloado por R$ 100 mil para a ABA Infra. O contrato que prevê investimentos de R$ 3 milhões tem duração de 25 anos.

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"Em breve vamos soltar a licitação para qualificar o acesso. Quando chega um navio de turista é um horror, uma vergonha para nós por causa da poeira e da lama. Ali já houve até confusão de taxista com Uber. Vamos organizar", promete Lucio.

O projeto prevê a duplicação do acesso, com piso intertravado, iluminação, drenagem e sinalização. Há ainda a previsão de construção de um calçadão paisagístico que permitirá visitas.

Aumento de investimentos em melhorias

Lucio Gomes quer aumentar investimentos feitos na área do Porto de Fortaleza. Nos terminais de cargas, destaca que a concessão programada para 2024 deve contribuir para o montante destinado a melhorias.

A subsidiária da armadora francesa CMA CGM Terminals, que atualmente está responsável pelo Terminal de Contêineres, aplicou cerca de R$ 80 milhões em sua operação - ainda que provisória.

A expectativa é de que esses aportes multipliquem após a concessão de longo prazo a ser realizada até o fim do ano, chegando a aproximadamente R$ 400 milhões.

Esses investimentos também dever ser possíveis a partir do uso do orçamento próprio da CDC. Conforme Lucio, em 2023 foram aplicados 15,6% dos R$ 28 milhões reservados.

"(Juntando ao investimento da CMA CGM Terminals) Em 2023 foram investidos quase R$ 100 milhões na infraestrutura do Porto. Mas, propriamente a CDC tem capacidade de investimento maior do que o atual montante, que consido pífio", pontua.

Novo planejamento estratégico da gestão portuária

O novo comando da Companhia Docas assumiu na metade de 2023. Segundo o diretor-presidente, uma série de mudanças foram feitas na gestão de pessoas.

Lucio Gomes destaca que está sendo implantada uma nova sistemática voltada para resultados. Para 2024, foram elaborados 18 planos de ação em cima de compromissos, com foco em uma agenda moderna e de preservação ao meio ambiente, de governança e de integração com a comunidade.

"Não inventamos a roda, mas são coisas que não eram feitas, não tinha nada disso lá. São coisas que não são nem modernas, mas são obrigatórias para qualquer empresa minimamente organizada", ressalta.

Expectativa de diversificação das cargas operadas

Ainda segundo Lucio Gomes, as ações e investimentos devem permitir o aumento da movimentação de cargas no Porto de Fortaleza.

Em 2023, foram 4,54 milhões de toneladas movimentadas. Deste montante, 2,24 milhões de toneladas são de granéis líquidos (combustíveis), 1 milhão de toneladas de trigo.

Sobre o restante (pouco mais de 1,2 milhão de toneladas) fica por conta dos demais tipos de carga, com aumento substancial da participação da movimentação de contêineres, que saltou 63% em 2023.

Por falar em trigo, o polo trigueiro do Porto do Mucuripe permaneceu à frente do Porto de Santos, com mais de 1 milhão de toneladas movimentadas, segundo dados consolidados da Antaq sobre o desempenho de 2023.

Ainda de acordo com a Antaq, a movimentação no polo trigueiro cearense permaneceu estável em relação a 2022.

No mesmo período, os principais portos que movimentam esse tipo de carga apresentaram quedas no acumulado. Em Santos, a queda foi de 9,1% e no Porto de Rio Grande-RS, chegou a 10,2%.

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