Crescimento do volume de serviços no Ceará superou média do Brasil em 2023
Em contrapartida, Ceará teve segundo pior desempenho do NordesteCom avanço de 3,6% no acumulado de 2023, o setor de serviços no Ceará superou o indicador referente à média nacional, cuja alta foi de 2,3% entre os meses de janeiro a dezembro do ano passado.
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 9, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Estado, no entanto, registrou o segundo menor crescimento do Nordeste no período, ficando na frente, apenas, de Pernambuco (2,9%).
A liderança ficou com Paraíba (8,5%), seguida por Maranhão (7,8%), Piauí e Bahia (ambos com 6,7%), Sergipe (6,3%), Rio Grande do Norte (4,9%) e Alagoas (4,1%).
Outros serviços integraram a categoria que mais teve crescimento no Ceará em 2023, com alta de 7,4%.
Logo depois, estão serviços profissionais, administrativos e complementares (5,9%) e serviços de informação e comunicação (5%).
Já transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registraram avanço de 2,5%; e serviços prestados às famílias foram a única área com recuo, de 5,9%.
Na comparação de dezembro de 2023 e igual mês do ano anterior, o Ceará apresentou recuo de 2,9% no volume de serviços, acima da queda de 2% do Brasil.
A maior queda mês a mês foi registrada nos serviços prestados às famílias (-8,3%) e a maior alta foi em serviços de informação e comunicação (3,3%)
Serviços profissionais, administrativos e complementares (-5,6%), outros serviços (-3,6%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,6%) também caíram.
Enquanto, entre dezembro e novembro de 2023, houve alta de 0,3% no volume de serviços do Estado. O indicador ficou semelhante à média nacional.