Campus Iracema da UFC: veja as tecnologias pensadas para turismo e estudo no Ceará
O foco do encontro foi mostrar à administração o potencial de uso das tecnologias de realidade aumentada e mistaO reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, visitou o Instituto UFC Virtual, no Campus do Pici, para conhecer o Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações (Labvis).
O foco do encontro foi mostrar à administração o potencial de uso das tecnologias de realidade aumentada e mista (que insere objetos virtuais no mundo real, proporcionando experiência híbrida ao usuário), bem como suas possibilidades de aplicação em projetos estratégicos para a Universidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um deles é o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), equipamento que integrará o futuro campus da UFC na Praia de Iracema.
Em um primeiro momento, foi feita uma exposição sobre o trabalho desenvolvido no laboratório e como os recursos podem ser empregados em temáticas como experiências imersivas em ambientes marinhos, com um ambiente de prova para mídias interativas em aquários virtuais.
Leia mais
Na sequência, os gestores foram convidados a experimentar óculos inteligentes de realidade mista, fazendo um passeio por cenários virtuais no próprio Campus do Pici, que foi mapeado com uso de drones.
Com o suporte dos bolsistas e do coordenador, os dirigentes também apreciaram vistas do município de Quixadá, no Sertão Central.
De acordo com o Prof. Adriano Oliveira, coordenador do Labvis, foi compartilhado na visita um conjunto de possibilidades, mostrando como mídias interativas podem ser importantes no conceito de um aquário virtual.
"Mesmo sendo consenso que haverá o uso de projeções, é uma experiência diferente se essas projeções serão vídeos pré-renderizados ou filmagens, ou se são conteúdos dinâmicos, onde os peixes se movem de maneira aleatória ou são guiados por inteligência artificial. Isso abre oportunidade de uma experiência mais rica. É preciso ainda seguir uma série de passos, como decisões administrativas e arquitetônicas", afirmou.
Segundo o reitor, Custódio Almeida, esse intercâmbio faz parte da construção coletiva para pensar a concepção do CTCN e do novo Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
"Estamos acionando pesquisadores de várias áreas para trabalhar nessa proposta, que é interdisciplinar e abre um leque grande de possibilidades tecnológicas, interativas e educacionais. É um tipo de experiência que não é estanque, é dinâmica e ancorada em pesquisas."
Ele reforçou ainda que a ideia é proporcionar ao público uma experiência inédita a cada visita, pois a Universidade possui expertise bastante diversificada nos campos de inteligência artificial, design digital, oceanografia e geografia, entre outras áreas. “Muito pode nascer desse diálogo”, apontou.
Conheça as maiores pagadoras de DIVIDENDOS e estratégias para 2024
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor