40% das pessoas dos países de baixa renda estarão mais pobres até o fim de 2024

O índice é comparado com o ano de 2019. Relatório também aponta que no fim deste ano, o mundo registre a pior meia década no crescimento do PIB em 30 anos

Até o fim de 2024, a projeção é que 40% das pessoas moradoras dos países de baixa renda ainda serão mais pobres do que eram em 2019, antes da pandemia da Covid-19.

O dado foi apontado no relatório Prospectos Econômicos Globais (GEP, na sigla em inglês) do Banco Mundial.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O levantamento também aponta que, no fim deste ano, o mundo registre a pior meia década no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 30 anos.

A projeção é uma desaceleração pelo terceiro ano consecutivo, de 2,6% em 2023 para 2,4% em 2024.

Apesar do risco de recessão global ter diminuído, devido também à força norte-americana, os especialistas projetam que as recentes tensões geopolíticas podem criar novas ameaças a curto prazo.

Os autores do relatório apontam que, caso não haja uma correção, o período de 2020 a 2030 será conhecido como “a década das oportunidades perdidas”.

O estudo reforça que é necessário a implementação de políticas públicas que melhorem os marcos fiscal e monetário, expandir o comércio transnacional e fortalecer a qualidade das instituições.

Economia brasileira

A expectativa é de que a economia brasileira tenha um crescimento de 1,5% em 2024. Entretanto, o resultado representa cerca de metade do ritmo de 2023.

O relatório aponta que a queda reflete a desaceleração no segundo semestre do ano passado e a expectativa de colheitas agrícolas moderadas em 2024.

Apesar do recuo, a projeção para o próximo ano é um aumento de 2,2% no PIB brasileiro. O resultado pode ser consequência de uma redução gradual na inflação, o que pode permitir mais cortes nas taxas de juros.

Outro ponto mostrado no estudo é que o Brasil contribuiu para impulsionar a economia na América Latina e no Caribe no ano anterior.

O crescimento econômico regional ficou 0,7% acima das projeções anteriores.

Países de língua portuguesa

Já nos outros países de língua portuguesa em desenvolvimento, as previsões são positivas para a maioria das nações em 2025.

Sendo o país com maior expectativa, a Guiné-Bissau, na África Ocidental, aparece com um PIB de 5,6%, seguida por Moçambique, localizado na África Oriental, com 5%.

A projeção para Cabo Verde, na África, é de 4,7% e o de Timor-Leste, na Ásia, é de 3,5%.

A Angola, país situado na América Central, projeta um crescimento de 2,8% para este ano.

Em São Tomé e Príncipe, também da América Central, o saldo positivo para 2025 é de 2,5%.

A única retração prevista é para Guiné Equatorial, país da África Central, prevê uma queda de 6,1%.

Mudanças: Entenda como vai funcionar o PIX em 2024 | Dei Valor

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

banco mundial relatorio america latina brasil video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar