Número de usuários de planos de saúde passa de 2,6 milhões no Ceará
Na comparação com dezembro de 2022, o número de usuários cresceu, sendo que a segmentação de planos exclusivamente odontológicos foi a mais notóriaO setor de planos de saúde no Ceará fechou 2023 com mais de 2,6 milhões de beneficiários, distribuídos entre planos de assistência médica e os exclusivamente odontológicos.
Os dados são do levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o qual divulgou os cenários de dezembro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na comparação com igual mês do ano anterior, o número de usuários cresceu, sendo que a segmentação de planos exclusivamente odontológicos foi a mais notória, pois aumentou cerca de 158 mil adeptos. O de assistência médica ampliou em torno de 18 mil beneficiários.
Leia mais
Crescimento nos planos segue tendência nacional
Já no cenário nacional, o setor totalizou mais de 83 milhões de usuários. Destes, 51 milhões eram de planos de assistência médica, sendo a primeira vez que o segmento supera esta marca. Quanto aos planos exclusivamente odontológicos, estes registraram 32 milhões de beneficiários.
Vale destacar também que, em um ano, os planos médico-hospitalares apresentaram crescimento de 957.197 usuários em relação a dezembro de 2022. No comparativo de dezembro de 2023 com novembro de 2023, o crescimento foi de 150.118 usuários.
No caso dos planos exclusivamente odontológicos, somaram-se 2.469.502 beneficiários nos 12 meses; e 287.751, na comparação de dezembro de 2023 com novembro de 2023.
Em relação aos dados por estado, no comparativo com dezembro de 2022, o setor registrou aumento de beneficiários em planos de assistência médica em 26 unidades federativas, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro os que tiveram o maior ganho de beneficiários em números absolutos.
Entre os odontológicos, todas as 26 unidades federativas registraram aumento no comparativo anual, com São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul apresentando maior crescimento em números absolutos.
Quanto aos dados por faixa etária, observa-se que a faixa de 45 a 49 anos foi a que apresentou o crescimento mais expressivo na assistência médica (240.716 novos beneficiários nos últimos 12 meses), seguido pela faixa etária de 40 a 44 anos (183.201 novos beneficiários).
Já as que tiveram maior crescimento nos planos odontológicos foram 45 a 49 anos (aumento de 281.144 beneficiários) e 40 a 44 anos (mais 253.934 beneficiários).
Para o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, esse crescimento no número de beneficiários de planos de saúde acompanha um movimento de aquecimento da economia do País.
Além de que 1,9 milhão de empregos formais foram gerados entre janeiro e novembro do ano passado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
"Isso reflete diretamente no aumento do número de beneficiários nos planos coletivos empresariais, que passou de 34,8 milhões em janeiro de 2023 para 36 milhões em dezembro."
Mais de 75% dos brasileiros não possuem acesso a plano de saúde
Apesar do número de pessoas que possuem plano de saúde no Brasil, essa parcela da sociedade contempla apenas 25% da população. Os outros 75% ficam à espera de um atendimento pelo SUS, mas que, geralmente, vem depois de uma longa espera.
É nesse cenário que tem surgido alternativas para a população: as clínicas com opções de pagamento avulso e assinaturas.
Um exemplo desse novo modelo é o Grupo SiMCo, que disponibiliza consultas, exames e procedimentos ambulatoriais e odontológicos, além do acesso a benefícios e descontos.
Rafael Martins, diretor de BU, vendas e marketing da SiMCo, ressalta que o grupo vem se expandindo com o passar dos anos.
"Sabemos que o tratamento tardio e a falta de assistência fazem com que problemas de antes básicos se tornem complexos e caros. Com a nossa proposta conseguimos proporcionar soluções com preços mais acessíveis e com excelência melhorando para todos o cuidado com a saúde."
Compras internacionais terão mais taxas em 2024? Entenda no Dei Valor
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor