ZPE Ceará fecha 2023 com alta de 12,2% na movimentação de cargas
Em 10 anos, a movimentação ultrapassou R$ 83 milhões de toneladas, segundo o presidente da ZPE CearáA Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), que faz parte do Porto do Pecém, registrou uma movimentação de cargas de 9.975.627 de toneladas, em 2023. O número sofreu um avanço de 12,2% em relação a 2022.
O resultado é uma demonstração importante no crescimento anual da movimentação de cargas, segundo Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Ao longo desses 10 anos, já foram mais de 83 milhões de toneladas movimentadas, uma média de 8,3 milhões de toneladas por ano, o que consolida a ZPE como uma política pública fundamental para a balança comercial cearense”, afirma o presidente da ZPE Ceará.
Eduardo também destaca que o crescimento nas movimentações da ZPE significa mais desenvolvimento econômico, social e tecnológico para o estado.
Por isso, seguiremos trabalhando diariamente para aprimorar ainda mais os nossos processos e contribuir, cada vez mais, com a geração de emprego e de renda para o povo cearense”, complementa o presidente Eduardo Neves.
ZPE Ceará: cargas de destaque
A carga de maior destaque no período foi o minério de ferro. A movimentação foi de 4,59 milhões de toneladas, uma alta de 14,3% na comparação com o resultado de 2022.
Já as placas de aço produzidas na ArcelorMittal Pecém, siderúrgica que fica instalada no Setor 1 da free trade zone cearense, foram responsáveis por uma movimentação de 2,94 milhões de toneladas, um avanço de 9,4% ante o acumulado do ano anterior.
ZPE Ceará
A ZPE Ceará foi a primeira a entrar em operação no Brasil e conta com 6.182 hectares de área para investimentos.
As empresas que se instalam em uma ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais.
Há também o oferecimento de segurança jurídica e procedimentos burocráticos simplificados.