Movimentação de Ano Novo supera expectativas do comércio em Fortaleza

De acordo com o gerente de Marketing do Centro Fashion, quase 1 milhão de pessoas fez compras em dezembro; movimentação é intensa neste sábado

Às vésperas da comemoração de Réveillon, o movimento de compras no comércio varejista de Fortaleza segue intenso, assim como durante todo o mês de dezembro.

Lojistas e ambulantes da capital disseram ao O POVO ter expectativas positivas para as vendas de última hora, pois inúmeras pessoas estão deixando para fazer as compras do Ano Novo neste sábado, 30.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o gerente de Marketing do Centro Fashion, Marcos Venicio, as vendas cresceram 25% no local no mês de dezembro em relação a igual período do ano passado.

(Veja abaixo como o dia de calor em Fortaleza afetou as compras de quem deixou para última hora)

A previsão inicial era receber 800 mil pessoas no empreendimento ao longo do último mês do ano, mas o número foi superado e já está próximo de 1 milhão.

O centro comercial, localizado no bairro Jacarecanga, é um exemplo do movimento positivo experimentado no setor varejista.

"O empreendimento usou horário especial durante todo mês como estratégia. Abrimos aos domingos e às segundas-feiras, que normalmente em meses diferentes não abrimos, para atender essa demanda que é um mês bem comprador", destaca Venicio.

Além do Centro Fashion, O POVO visitou os principais pontos do comércio de rua do Centro de Fortaleza e foi ao Shopping Iguatemi Bosque.

Vendas superam expectativas

O subgerente de uma loja do Shopping Iguatemi, Danilo Rego Marques, não esperava por uma movimentação tão boa nesta semana, mas disse ter se surpreendido positivamente.

"A gente pensou que o pessoal ia estar viajando, mas não, pelo contrário. Eu acho que ficou muita gente em Fortaleza. Então está bem aquecido, especialmente hoje, na véspera do Réveillon", explica.

Danilo afirmou ainda que houve crescimento de 13% nas vendas em relação ao mesmo período de 2022. "Um crescimento bastante significativo", segundo ele.

Já o lojista Manoel Gomes, do Centro Fashion, relatou que neste ano as pessoas têm buscado investir em peças de roupas mais baratas. "Nós estamos focando em peças mais baratas para conquistar esse público, porque notamos que as pessoas estão querendo economizar neste ano".

Compras de última hora 

O setor de vestuário do Centro Fashion tem sido o mais buscado na hora das compras. "Claro que o vestuário vai superar (os demais setores). Ele vai ser o destaque, mas vem logo aí na sequência acessórios e calçados para compor o look. Então a pessoa vem e sai daqui com o look completo", relatou Venicio.

Segundo o gerente, as pessoas buscam o centro comercial devido aos preços baixos e variedade de produtos que podem encontrar em um só lugar.

Este foi o caso das estudantes Natalia Frachini e Isabelli Mourão, que saíram da Taíba, onde vivem, e foram hoje ao Centro Fashion em busca de roupas para usar na virada do ano. "Eu encontrei um preço justo, nada extremamente barato, mas consegui desconto à vista", relatou Isabelli.

Já quem preferiu ir às compras no Centro de Fortaleza pôde encontrar uma movimentação mais amena no período da manhã. Algumas lojas, no entanto, estavam bem movimentadas.

A terapeuta ocupacional Camila Sá, de 44 anos, foi à Praça do Ferreira para comprar utensílios domésticos, como lençóis, tapetes e itens de cozinha, para iniciar o ano novo com “cara nova”.

“Temos aquela tradição de mudar os objetos de casa, entrar (o ano) de roupa nova, peças íntimas também. Se renovando a cada ano com perspectivas de coisas boas. Entrar mesmo com pé direito”, explica.

A terapeuta citou ainda os descontos em produtos pagos à vista no entorno da Praça do Ferreira, que chamaram a sua atenção. “Conseguimos 5% de desconto nas compras, mas já ajuda”, afirma.

Já a vendedora Carla Helen, 25, aproveitou que trabalha no Centro de Fortaleza para comprar por lá as roupas e cosméticos que usará na noite de Réveillon.

“Deixei pra comprar de última hora pela falta de tempo, e já conheço bem o Centro, então vim direto pra cá, além de ser barato”, detalha.

Também foi o caso do autônomo Rogério Martins, 48, que deixou para comprar as roupas do dia 31 na manhã deste sábado, na Praça do Ferreira, devido à falta de tempo antes.

“Aproveitei para comprar as roupas e calçados da minha esposa e do meu filho aqui no Centro, mas ainda vou ter que ir no shopping mais tarde finalizar as compras, porque ainda faltam as minhas roupas”, relata Martins.

No Iguatemi, a assistente social Lídia Cunha, 39, foi trocar uma peça de roupa e aproveitou para comprar mais algumas peças para o Ano Novo. "Me surpreendi, porque achei que o shopping iria estar mais vago hoje".

 O casal Nazaré Barbosa e José Roniel também estavam no Iguatemi para as compras de última hora. "Somos de Teresina e viemos passar o Ano Novo de Fortaleza, daí aproveitamos para dar uma volta no shopping e comprar algumas roupas para usar amanhã", disse Nazaré.

Dia de calor em Fortaleza anima vendedores ambulantes

O comércio ambulante está com boas expectativas para o fim de ano. O vendedor de cocos Pedro Freitas, 63, relatou que tem notado uma boa movimentação na Praça do Ferreira.

“O calor também faz as pessoas comprarem mais água e água de coco. O ruim é que os fornecedores dos cocos já colocam o preço lá em cima nesse período, é até difícil”, afirma.

Freitas disse que amanhã, dia 31, vai passar a virada do ano trabalhando no Aterro da Praia de Iracema. “Lá, o povo quer até bebida quente às vezes. A movimentação é muito boa”.

*Atualizado às 17 horas

As principais estratégias para GANHAR a MEGA DA VIRADA 2023

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar