Prazo para sacar abono salarial PIS/Pasep termina nesta quinta-feira, 28

De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 84,5 mil trabalhadores ainda não sacaram o valor deste ano. Saiba mais sobre o benefício

07:23 | Dez. 28, 2023

Por: Révinna Nobre
Prazo para sacar abono salarial PIS/Pasep termina nesta quinta-feira, 28. (foto: José Cruz/Agência Brasil)

O prazo para sacar o abono salarial de 2023 termina nesta quinta-feira, 28. O benefício é anual e tem valor de, no máximo, um salário mínimo.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do PIS, cerca de 84,5 mil trabalhadores não buscaram receber o benefício, totalizando o valor de R$ 71,7 milhões, aproximadamente.

Após esse prazo, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Nesse caso, ainda é possível recuperar o dinheiro, mas a ação terá de ser realizada pelos canais do Ministério do Trabalho.

Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep de 2023?

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Como consultar o abono salarial PIS/Pasep de 2023?

A consulta dos trabalhadores está disponível desde o dia 5 de fevereiro por meio do portal Gov.br, pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android ou iOS) ou pelo número 158.

É preciso ter uma conta autenticada no Gov.br e digitar o número do CPF. Em seguida, o indivíduo deve procurar a opção “Benefícios”, selecionando depois “Abono Salarial”.

O trabalhador do setor privado pode conferir a sua situação com o número 0800-726-0207 ou acessar os aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Os servidores públicos, por outro lado, podem consultar o site do Banco do Brasil.

As principais estratégias para GANHAR a MEGA DA VIRADA 2023 | Dei Valor

Mais notícias de Economia