Prazo para renegociar dívidas do Ceará Credi encerra nesta sexta, 29

Segundo a Adece, quem aderir à renegociação terá o nome limpo em até cinco dias úteis

16:02 | Dez. 28, 2023

Por: Lennon Costa
Ceará Credi oferecerá 10% de desconto para quem pagar dívidas à vista (foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Nesta sexta-feira, 29, é o último dia para os participantes do programa de microcrédito produtivo (Ceará Credi) quitarem as dívidas com a modalidade. Quem está com atraso no pagamento acima de 180 dias pode renegociar o valor com 100% de desconto nos juros e até 10% na dívida.

A medida foi aprovada em setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Adece), aproveitando a ambiência favorável gerada pela campanha de renegociação de dívidas do Programa Desenrola Brasil.

Entenda o que prevê o programa

O período da renegociação especial contemplou setembro a dezembro de 2023, e oferece desconto de 100% nos juros de mora e multa de atraso, devendo ser apurado o saldo devedor da operação.

O prazo máximo de parcelamento para capital de giro é de nove meses. Já o investimento fixo ou misto tem prazo de até 18 meses.

Em relação ao pagamento de entrada, a primeira parcela deverá ser paga até o décimo dia da renegociação e o vencimento da parcela seguinte será até 45 dias após o pagamento inicial.

Clientes que optarem pela liquidação total do valor em pagamento integral terão 10% de desconto no valor da dívida.

A secretaria informou ainda que quem aderir à renegociação terá o nome limpo em até cinco dias úteis.

O que é o Ceará Credi

O Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi) é uma iniciativa do Governo do Ceará que visa ampliar oportunidades de trabalho e renda para microempreendedores, trabalhadores autônomos, formais e informais, e agricultores familiares, por meio da disponibilização de crédito produtivo orientado, capacitação empreendedora e educação financeira.

Lançado em abril de 2021, o programa foi desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e objetiva agir de forma estratégica na inclusão produtiva e financeira da camada mais vulnerável da população cearense.

O Programa já liberou mais de R$ 117 milhões em crédito para mais de 45 mil micro e pequenos empreendedores cearenses. Até o final de 2022, haviam sido atendidas mais de 75 mil pessoas pelos agentes de crédito espalhados pelos 184 municípios cearenses.

Para 2024, o governador Elmano anunciou Ceará Credi terá R$ 60 milhões em financiamentos.

Entenda as mudanças previstas para os juros do rotativo no Dei Valor

Mais notícias de Economia