Assinado acordo de gestão compartilhada do Parque de Jeri entre governos estadual e federal
Ceará pleiteava por acerto desde o início de janeiroO Parque Nacional de Jericoacoara terá gestão compartilhada entre o governo do Ceará e a União, após assinatura de acordo feita nesta quinta-feira, 21, em Brasília. Essa era uma demanda do Estado desde o início do mandato do governador Elmano de Freitas (PT) em janeiro deste ano.
A negociação envolveu, inclusive, uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vale lembrar que no apagar das luzes do governo Jair Bolsonaro (PL), o parque chegou a ter um edital de concessão à iniciativa privada publicado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em fevereiro deste ano, o processo foi suspenso e no início de setembro foi revogado, para ser retomado dias depois, em outros termos, mas contrariando a proposta cearense de gestão compartilhada.
Após uma sequência de conversações, a demanda foi atendida, resultando na assinatura do acordo feita agora pelo governador cearense, pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pelo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
“A gente saiu da fase em que estávamos discutindo o Parque de Jericoacoara, para ter um mosaico, articular essas unidades de conservação, sem retirar a possibilidade de um investimento privado”, admitiu, contudo, o governador Elmano de Freitas.
Ele acrescentou que a ideia é “melhorar, inclusive, a manutenção, preservação e investimentos que vão, inclusive, melhorar o parque”.
Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais!
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor