Passagens aéreas mais baratas? Entenda o plano que pode ser anunciado nesta segunda
O pacote vem logo após uma alta de 19,12% na passagem aérea, que foi responsável por metade de toda a inflação no País em novembroO Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) vai divulgar nesta segunda-feira, 18, as medidas propostas pelas companhias aéreas para reduzir o preço das passagens. O pacote será detalhado em coletiva de imprensa às 11h.
Segundo o MPor, as ações são resultado de amplo diálogo com os representantes das principais empresas aéreas brasileiras. Veja os principais pontos no fim da matéria.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No momento, as sinalizações do ministério e das empresas são de que o plano vai passar por maior volume de promoções e por medida para reduzir valor do querosene de aviação (QAV), que deve funcionar como moeda de troca para viabilizar implementação de medidas pelas empresas.
O pacote vem logo após uma alta de 19,12% na passagem aérea, que foi responsável por metade de toda a inflação no País em novembro.
Ou seja, o item contribuiu com 0,14 ponto porcentual para a taxa de 0,28% apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou, em nota, na última semana, que o atual cenário das passagens segue movimento semelhante ao dos demais mercados, no qual "as companhias aéreas ainda buscam neutralizar os impactos gerados pela maior crise de sua história."
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por exemplo, mostram que a tarifa média doméstica de janeiro a setembro de 2023 teve alta de 14% em relação ao mesmo período de 2019. Já o querosene de aviação, no mesmo período de comparação, subiu 86%.
O que pode ser apresentado no anúncio?
- Medidas para encarar altos preços de passagens compradas em cima da hora
- Maior volume de promoções
- Medida para reduzir valor do querosene de aviação (QAV)
- Propostas para reduzir o volume de judicialização que atinge as empresas
- Estruturação do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que prevê R$ 8 bilhões de capital para investimentos para as companhias aéreas, envolvendo financiamento do BNDES
*Com informações de Agência Estado
Confira dicas infalíveis na hora de comprar passagens aéreas
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor