Fluxo no comércio em Fortaleza cresce 25% na semana anterior ao Natal

Expectativa é de que as vendas neste ano no período de fim de ano sejam 7% acima do ano passado

19:18 | Dez. 17, 2023

Por: Lennon Costa
Feriados de fim de ano alteram horário de funcionamento de estabelecimentos e órgãos da Capital (foto: AURÉLIO ALVES)

O comércio em Fortaleza está começando a aquecer para as festas de fim de ano. A uma semana do Natal, o fluxo de pessoas nos centros comerciais da capital cearense já aumentou em 25% em relação às semanas anteriores.

A informação foi divulgada pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL-CE), Assis Cavalcante, que disse ainda que as vendas já tiveram um aumento de 5% em relação ao igual período do ano passado e devem crescer cerca de 7% até o Natal.

"Já temos um aumento no Centro, na Monsenhor Tabosa e nos shoppings. O segmento de vestuário e calçados tem tido um forte crescimento", relatou.

Para o vice-presidente da Fecomércio-CE e também presidente do Sindlojas, Cid Alves, apesar do aumento expressivo, o incremento no varejo não deve superar a Black Friday.

"Ainda não temos números, mas acho que o período de Black Friday, que não é mais só a sexta-feira, são imbatíveis", disse.

No último fim de semana, o comércio da Capital já demonstrava o aquecimento esperado pelos representantes do setor produtivo, com filas em alguns estabelecimentos comerciais.

Bares e restaurantes vêm em queda

Apesar de o fim de ano estar próximo e o turismo ter começado a crescer, os bares e restaurantes ainda não têm sentido este incremento no faturamento.

O presidente da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto, disse que, não só não houve aumento, como o setor vem em uma semana de baixa.

"Estamos em uma semana que foi bem ruim em vários restaurantes, pelo menos foi o que eu vi de relatos dos empresários do grupo da Abrasel. A gente tem a expectativa de aumento de volume a partir da semana depois do Natal, que costuma ser uma semana bem movimentada, e após ano novo também", avaliou.

Ele destacou que durante esse período de maior movimentação, é esperado um aumento de 30% a 40% em relação a um mês comum, mas ainda não deve ultrapassar o período de festas do ano passado, ficando de "igual para menos".

"A gente percebeu um ano muito abaixo do que o normal, e também tem um pouquinho de receio em relação às passagens aéreas, que subiram mais de 30% neste segundo semestre. Mas de qualquer forma esperamos um balanço positivo para a última semana do ano", disse.

Em relação às barracas de praia, o presidente da Abrasel informou que elas estão com um fluxo de clientes um pouco melhor: "Não registraram queda no movimento e algumas tem relatado um discreto aumento na ordem de 5% em média", finalizou.

Rede hoteleira ainda dentro do normal

A rede hoteleira de Fortaleza, que deve ter quase 100% da capacidade preenchida até o fim do ano, ainda não começou a crescer em ocupação. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (Abih-CE), Régis Medeiros, disse que hoje, a ocupação ainda está similar a um fim de semana comum.

"Nós começamos realmente a ter movimento no próximo final de semana. Do dia 25 para a frente crescendo diariamente, e com a expectativa de chegar no revéillon na casa dos 96% (de ocupação), que a gente considera sempre entre o dia 29 de dezembro e 1º de janeiro", ressaltou.

Vale destacar que o réveillon da cidade neste ano vai ter três dias de duração, começando no dia 29 de dezembro com show de Roberto Carlos. São esperados cerca de 600 mil turistas na Capital no período.

Veja dicas para não perder o controle das finanças no fim do ano, no Dei Valor

Mais notícias de Economia