INSS: Entenda o que vai mudar na aposentadoria em 2024
Brasileiros que já estavam no mercado de trabalho quando a Reforma da Previdência foi aprovada, em novembro de 2019, precisam cumprir regras; saiba detalhesCom a chegada de 2024, os brasileiros que já estavam no mercado de trabalho quando a Reforma da Previdência foi aprovada, em novembro de 2019, começam a fazer os cálculos para saber se já conseguem a sua aposentadoria.
Isso porque estes precisam cumprir as regras de transição, que existem para amenizar os efeitos das mudanças para os que já estavam no regime de Previdência Social.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Enquanto isso, aqueles que começaram a trabalhar depois da promulgação da reforma, precisam cumprir os novos requisitos para se aposentar:
- Mulheres: idade mínima de 62 anos e tempo de contribuição de 30 anos
- Homens: idade mínima de 65 anos e tempo de contribuição de 35 anos
Leia mais
Quem vai se aposentar em 2024?
Em 2024, vão se aposentar:
- Mulheres com 58 anos e 6 meses, além de terem 91 pontos
- Homens com 63 anos e 6 meses, além de terem 101 pontos
Entenda a regra de idade mínima progressiva
A cada ano, a idade mínima para se aposentar sobe seis meses até chegar aos 62 anos para as mulheres em 2031 e os 65 anos para os homens em 2027, regra válida para os brasileiros que começaram a trabalhar depois da reforma.
Saiba como funciona o sistema de pontos
Apenas a idade não é o suficiente para se aposentar, há também o tempo de contribuição. Por isso, existe o sistema de pontos, que funciona da seguinte forma: cada ano de recolhimento ao INSS corresponde a um ponto, enquanto cada ano a mais de idade vale outro.
Porém, quando chegar em 2028, a pontuação alcançará o limite de 105 pontos para os homens, sem novos aumentos. Cinco anos depois, em 2033, é a vez das mulheres, no limite de 100 pontos.