Anac publica edital para concurso público com 70 vagas; veja detalhes
Os convocados receberão um salário de R$ 16.413,35 e serão lotados a critério da Administração, no Distrito Federal ou em São PauloO edital do novo concurso da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 8. São 70 vagas para o cargo de especialista em Regulação de Aviação Civil, além da formação de cadastro reserva.
Os convocados receberão um salário de R$ 16.413,35 e serão lotados a critério da Administração, no Distrito Federal ou em São Paulo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Do total de vagas, 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência e 20% às pessoas negras. Além disso, as oportunidades, que exigem nível superior, estão distribuídas em três áreas de atuação:
- 25 para profissionais em qualquer área de formação acrescida de licença de piloto(a) de avião ou helicóptero
- 25 para engenheiros(as)
- 20 para profissionais de qualquer segmento de formação
Leia mais
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da banca organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O período será de 13 de dezembro de 2023 a 4 de janeiro de 2024.
Quanto a seleção, será feita em duas etapas. Na primeira, haverá a aplicação das provas objetiva e discursiva (situação-problema sobre o gerenciamento de segurança operacional – safety), prevista para o dia 3 de março de 2024, e a avaliação de títulos.
Já a segunda e última fase é a realização de um curso de formação com até 160 horas de duração, divididas em aulas online e presenciais, em Brasília (DF), estimado para agosto de 2024.
Este é o primeiro concurso público da ANAC em oito anos. O último, realizado em 2015, preencheu 150 vagas. Atualmente, o quadro de servidores concursados da Agência é composto por 1.187 pessoas.
O que faz um especialista na Anac?
O papel do servidor especialista é realizar atividades relacionadas à regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil brasileira. Parte desse trabalho consiste em:
- Elaborar normas e estudos
- Certificar empresas, oficinas, escolas, profissionais da aviação civil, aeródromos e aeroportos
- Fiscalizar as operações de aeronaves, de empresas aéreas, de aeroportos e de profissionais do setor, com foco na segurança, na qualidade do transporte aéreo e no estímulo à concorrência do mercado