Anac publica edital para concurso público com 70 vagas; veja detalhes
Os convocados receberão um salário de R$ 16.413,35 e serão lotados a critério da Administração, no Distrito Federal ou em São Paulo
09:44 | Dez. 08, 2023
O edital do novo concurso da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 8. São 70 vagas para o cargo de especialista em Regulação de Aviação Civil, além da formação de cadastro reserva.
Os convocados receberão um salário de R$ 16.413,35 e serão lotados a critério da Administração, no Distrito Federal ou em São Paulo.
Do total de vagas, 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência e 20% às pessoas negras. Além disso, as oportunidades, que exigem nível superior, estão distribuídas em três áreas de atuação:
- 25 para profissionais em qualquer área de formação acrescida de licença de piloto(a) de avião ou helicóptero
- 25 para engenheiros(as)
- 20 para profissionais de qualquer segmento de formação
Leia mais
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da banca organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O período será de 13 de dezembro de 2023 a 4 de janeiro de 2024.
Quanto a seleção, será feita em duas etapas. Na primeira, haverá a aplicação das provas objetiva e discursiva (situação-problema sobre o gerenciamento de segurança operacional – safety), prevista para o dia 3 de março de 2024, e a avaliação de títulos.
Já a segunda e última fase é a realização de um curso de formação com até 160 horas de duração, divididas em aulas online e presenciais, em Brasília (DF), estimado para agosto de 2024.
Este é o primeiro concurso público da ANAC em oito anos. O último, realizado em 2015, preencheu 150 vagas. Atualmente, o quadro de servidores concursados da Agência é composto por 1.187 pessoas.
O que faz um especialista na Anac?
O papel do servidor especialista é realizar atividades relacionadas à regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil brasileira. Parte desse trabalho consiste em:
- Elaborar normas e estudos
- Certificar empresas, oficinas, escolas, profissionais da aviação civil, aeródromos e aeroportos
- Fiscalizar as operações de aeronaves, de empresas aéreas, de aeroportos e de profissionais do setor, com foco na segurança, na qualidade do transporte aéreo e no estímulo à concorrência do mercado