COP-28: Apresentada parceria para formar hub de hidrogênio Brasil-Reino Unido
Iniciativa prevê regulamentar e desenvolver o mercado e a indústria de hidrogênio verde no PaísO Brasil deu mais um passo em buscar de parceiros internacionais que possam comprar o hidrogênio produzido nos estados. Em Dubai, durante a COP-28, foi apresentada a parceria para formação do hub de hidrogênio Brasil-Reino Unido.
A iniciativa prevê regulamentar e desenvolver o mercado e a indústria de hidrogênio verde no País.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A parceria foi celebrada neste domingo, 3, pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a secretária de Segurança Energética e Emissões Zero do Reino Unido, Claire Coutinho.
LEIA MAIS: Ceará tem mais da metade dos projetos de hidrogênio do Brasil
Na oportunidade, o ministro destacou que a parceria com o Reino Unido será fundamental para o País, que está implementando o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) e aposta na atividade como o principal vetor da neoindustrialização.
Silveira ainda destaca os passos dados na direção da regulamentação do hidrogênio de baixa emissão de carbono.
"Nós queremos que o Brasil seja um exportador de sustentabilidade, mas que isso gere empregos no nosso país, para que ele possa se industrializar em torno dessa nova agenda e que novos investimentos possam vir para o Brasil com sustentabilidade e com segurança contratual", afirmou.
Para Claire Coutinho, o Brasil tem demonstrado avanços na política do hidrogênio ao ser tratada como prioridade no governo do presidente Lula.
Neste acordo, a intenção do Reino Unido é mobilizar um pacote de apoio para ajudar a acelerar os planos de transição do hidrogênio no Brasil.
"Tudo isso abre caminho para a presidência da COP do Brasil em 2030, com o Reino Unido lado a lado para mostrar ao mundo como podemos desbloquear com sucesso investimentos verdes e turbinar a transição para combustíveis mais limpos”, afirmou a secretária de Segurança Energética e Emissões Zero do Reino Unido.