Publicidade de investimentos com Influenciadores têm regras atualizadas; entenda

Nova regulação segue normas da Anbima e passa a valer a partir desta segunda-feira, 13

As regras para contratar influenciadores digitais para publicizar produtos de investimento passam por uma mudança a partir desta segunda-feira, 13. Agora é necessário que o criador de conteúdo sinalize de forma verbal ou escrita que determinada publicação é patrocinada ou tem parceria com uma instituição financeira.

A mudança segue o código da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que visam tornar as relações entre os influenciadores e os distribuidores mais transparente.

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“Nosso objetivo não é autorregular as atividades dos influenciadores, mas ajudar o investidor a ter acesso a informações importantes para sua tomada de decisão. É importante que os seguidores saibam quando uma postagem é publicidade e quando não é”, disse Luiz Henrique Carvalho, gerente da nossa Representação de Distribuição de Produtos de Investimento.

De acordo com a norma, As instituições participantes são responsáveis por todas as publicidades relacionadas aos produtos de investimento e cabe a elas garantir que os influenciadores cumpram as regras de publicidade.

Além disso, todas as relações comerciais devem ser regidas por um contrato que deve informar os meios de divulgação, a descrição geral dos produtos divulgados e se eles envolvem uma atividade regulada, como análise ou recomendação, além da remuneração e a vigência.

As instituições também devem encaminhar para Aanbima a lista dos influenciadores parceiros, e também manter os prints e links das publicações contratadas por um ano.

Atividade em alta

O público que acompanha os chamados "finfluencers" - influenciadores digitais que falam de finanças e investimentos - cresceu 76% em 2022, segundo a quarta edição do relatório "Finfluence - quem fala de investimentos nas redes sociais", produzido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

O número de influenciadores foi de 255 no primeiro semestre para 515 no segundo, e o levantamento aponta que essa alta foi puxada pelo boom de pequenos e médios perfis de finfluencers.

Falando para 165,7 milhões de seguidores, os influenciadores de finanças e investimentos foram responsáveis por 1.257 perfis no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Youtube. O número representa um crescimento de 116,4% em relação aos 581 perfis identificados na edição passada do relatório da Anbima.

Ainda, eles somaram 1.489 interações médias (medidas por curtidas, compartilhamentos e comentários) no segundo semestre de 2022, alta de 10% perante os primeiros seis meses do ano. Juntos, eles produziram 276,8 mil publicações, 47,2% a mais do que no levantamento anterior.

Influencers são a principal estratégia de marketing para 2024, diz gestora de marketing

Durante o evento RD Summit, realizado nos dias 8, 9 e 10 em São Paulo, cofundadora e CEO da Layer Up, Samira Cardoso destacou ainda o papel dos influenciadores e especialistas para uma determinada marca.

Uma pesquisa da GWI identificou que eles são o terceiro tipo de público mais seguido por usuários de redes sociais, atrás apenas de família, amigos e parentes e cantores, bandas e músicos.

A gestora classificou, em sua palestra, as principais estratégias de marketing para 2024, e colocou os influenciadores como a principal, seguido de vídeos online e conversacional, mídia online e aprimoramento de site, com seo e conteúdo.

Com Agência Estado

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