Elmano diz que Lula vai montar grupo para acelerar demandas de hidrogênio verde

A ideia é ter uma visão mais nacional, para além dos interesses do Ceará

Após reunião em Brasília, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), para montar um grupo de trabalho para agilizar as demandas das empresas interessadas em investir em hidrogênio verde (H2V).

Segundo o governador, a ideia é ter uma visão mais nacional, para além dos interesses do Ceará.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os detalhes do encontro com Lula na quinta-feira foram fornecidos nesta sexta-feira, 10 de novembro, em reunião de Elmano, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com o presidente e fundador da Fortescue, o australiano Andrew Forrest AO.

Ele destaca que a conversa do presidente da Fortescue com Lula foi muito produtiva e gerou frutos, o que deve impulsionar essa cadeia produtiva.

"Precisamos estar de mãos dadas para que o estado brasileiro entenda e assuma efetivamente um posicionamento pela regulamentação do hidrogênio no Brasil e de atitudes e ações concretas para permitir que essa nova indústria se estabeleça", afirma o chefe do Executivo estadual.

A partir desse movimento, Elmano já projeta o Ceará como uma liderança neste grupo de trabalho. A ideia é unir Governo, empresas e representantes setoriais e da academia.

"(A partir do próximo encontro,) Nós levaremos ao presidente Lula mais de uma proposta. Uma mais nossa e outra nem tão nossa assim", ressalta.

O presidente da Fortescue destaca que tem gostado como o processo de incerção da empresa tem ocorrido no Brasil e nutre uma grande expectativa pelo sucesso dos investimentos programados para o País, no Ceará.

"(Temos expectativa para que) possamos a partir do Brasil mudar toda a compreensão energética do mundo, com os esforços e investimentos feitos aqui no Brasil a iniciar pelo Ceará", afirma.

Nesta sexta-feira, 10, no Palácio da Abolição, membros do Govern, além de representantes de entidades empresariais e políticos estiveram reunidos em reunião para tratar da implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.

Isso porque a multinacional é uma das quatro empresas que possuem pré-contrato assinado, ou seja, reserva de área na Zona de Processamento de Exportação do Estado, para produção de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A intenção da multinacional é investir US$ 5 bilhões no projeto, cerca de R$ 25 bilhões.

VEJA TAMBÉM: Hidrogênio Verde: O protagonismo do Ceará na questão ambiental

O projeto tem potencial para produzir 837 toneladas de hidrogênio verde por dia, com o uso de 2.100 MW de energia renovável. Além de 5 mil empregos na fase de construção.

No último mês de outubro, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou o Estudo de Impacto Ambiental apresentado pela Fortescue para implantação da planta de hidrogênio verde e autorizou a emissão, por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da licença prévia.

A Fortescue, inclusive, foi a primeira a chegar nessa fase de pré-contrato.

Hidrogênio verde: Ceará possui primeiro pré-contrato para usina

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

hidrogenio verde elmano lula rui costa fortescue video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar