Expectativa para o feriadão de Finados é injeção de R$ 260 milhões no Ceará
Maior fluxo de turistas deve acontecer fora da Capital, entre as praias, serras e no Cariri, segundo levantamento da Secretaria do Turismo
12:18 | Nov. 02, 2023
A expectativa para o feriadão de Finados, data celebrada no dia 2 de novembro, mas que se estende com o ponto facultativo para algumas categorias, é de injeção de R$ 260 milhões no Ceará com atividades atreladas ao turismo, entre esta quinta-feira e domingo, 5.
Os números foram divulgados pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), que projetou que o quantitativo de visitantes no Estado deve superar o do ano passado, quando foram cerca de 80 mil turistas.
Segundo o levantamento da Setur, os destaques para o período são fora de Fortaleza, como as praias de Jericoacoara e Cumbuco, além da região serrana de Guaramiranga, e Juazeiro do Norte, onde ocorre a Romaria dos Finados.
Leia mais
Para a secretária Yrwana Albuquerque, em todos os feriados são esperados bons resultados para o Ceará, e neste não será diferente.
“São períodos muito importantes para toda atividade turística, que resultam em impactos muito significativos na economia do Estado”, disse.
Como o fluxo se vira para o Interior, não somente no Ceará, mas no Brasil, a Socicam, que administra terminais rodoviários pelo País, informa que o período de Finados até domingo promete "intensa movimentação", sendo "sinal da recuperação do setor de turismo."
Ao todo, são esperados mais de 1,1 milhão passageiros nos terminais rodoviários de São Paulo (Tietê, Barra Funda e Jabaquara), Campinas (SP), Jundiaí (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE).
Para os bares e restaurantes, no entanto, o feriado de Finados não costuma ter um histórico de grande demanda e não traz tantas expectativas para o setor, como diz o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto.
"É um feriado que muitos saem para visitar parentes, familiares, por ser Finados, então nós não temos perspectiva de um aumento significativo, e acaba sendo uma semana meio que comum para a gente", disse.
Taiene destacou também que, em Fortaleza, as barracas de praia devem ser os estabelecimentos com maior aumento de procura, mas que devem manter a movimentação de um domingo, e que nos demais dias deve voltar ao normal, pois a cidade não está cheia de turistas.
"Já recebi relatos que o movimento ontem a noite (quarta-feira, 1º, véspera de feriado) em bares e restaurantes foi na média de uma quarta feira comum", complementou.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Régis Medeiros, também destacou que, historicamente, Finados não dá muitos resultados para Fortaleza, mas que as praias do Interior podem ter uma alta dos turistas que saem da própria capital para descansar.
"A ocupação no ano passado, que foi em uma quarta-feira, ficou nos 60%, e neste ano a gente está esperando a mesma faixa, porque não foge muito da normalidade. O litoral eu ainda não tenho números. Pode ser que os hotéis tenham um upgrade de ocupação, porque o próprio cearense vai para as praias", finalizou.