Fórum IEP de Sustentabilidade tem segundo dia voltado para estudantes

Ação mostrou práticas possíveis de empresas e possibilidades de direcionamento de carreiras para a área

17:34 | Out. 27, 2023

Por: Paloma Vargas
16° Fórum IEP de Sustentabilidade teve palestra sobre energia solar com o economista e empreendedor Lincoln Nogueira (foto: Paloma Vargas)

Ações de sustentabilidade exemplificadas na prática e incentivo a carreiras voltadas para esta área. Esse foi o foco do segundo dia da 16ª Edição Fórum IEP de Sustentabilidade, voltado para estudantes.

Como exemplo de mudança de comportamento, foi ministrada a palestra "Energia Solar", por Lincoln Nogueira, economista, palestrante e empreendedor do segmento.

Ele relatou que a energia fotovoltaica é limpa, já é acessível, além de ser gerada sem ruído. “Quanto mais for gerada e usada em residências e empresas, mais esse custo vai diminuir. Além disso, ela atua no local mais sensível do ser humano, que é no bolso, barateando o custo no médio prazo.”

Aprendizes de Administração do Instituto de Educação Portal (IEP), Kassandra Nogueira, 23 anos, e Raiane Ferreira, 22, se disseram impressionadas com a falta de pensamento sustentável nas suas relações diárias.

“Aqui tem os exemplos de artesanatos feitos com material reciclado, que geram renda, ajudam as pessoas a se desenvolverem, e mesmo assim a gente sabe que a maioria das residências não faz o básico, que é a separação do lixo”, lembrou Kassandra.

Já Raiane fez mea-culpa e disse que mesmo sendo “a doida do sustentável”, ainda não conseguiu convencer a sua mãe e usar sacolas de pano, ao invés das de plástico do mercantil.

Além de contar com 13 estandes de expositores, o IEP apresentou em seu espaço o projeto vencedor entre os alunos, chamado de EcoLearning. O objetivo principal da ação é o ensino de sustentabilidade para crianças por meio de jogos interativos.

Apresentados pelos alunos de TI, idealizadores do projeto, Matheus Macêdo, 20, e Davi Normando, 19, os dois jogos desenvolvidos têm características para duas faixas etárias. O primeiro é bem visual, para crianças menores, em que é necessário acertar o resíduo no latão de cor certa e o outro é em forma de perguntas e respostas.

“Ainda é um protótipo, mas a nossa intenção é que o site de jogos possa ser utilizado por colégios como ferramenta de ensino sobre o assunto”, explicou Matheus.

A vice-presidente do IEP e coordenadora do Fórum, Mônica Rabelo, comenta que no primeiro dia, o evento foi mais voltado para o empresariado, com a intenção de discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e as pautas ESG (que na tradução fica governança ambiental, social e corporativa).

“Tivemos a visita de cerca de 60 empresas e estamos aqui com parceiros mostrando o que é possível fazer na prática sobre essa temática.”

Para a comunidade, ela afirma que o trabalho é voltado também para a temática da coleta seletiva como um passo que ainda precisa ser dado.

“Precisamos que todos tenham a sua consciência de responsabilidade com o planeta, pensando que precisa e pode fazer algo no presente.”

Exemplo que dá certo

Instalada em Morada Nova, a fábrica de tênis Coopershoes tem como meta ser 100% sustentável. No processo da empresa, todo o resíduo industrial é separado e tem destinação correta. São partes de borracha, tecidos e outros componentes, como partes de embalagens que são reutilizadas.

"A principal meta é não mandar nada para o lixão. Assim, tudo o que pode ser reaproveitado internamente fazermos e o que não dá, enviamos para usinas de cimento", explica a gerente administrativa Ângela Drebes.

Além disso, o local conta com uma estação de tratamentos de efluentes biológicos, que faz todo o tratamento de reuso da água que fica limpa, porém não potável, mas pronta para usar nas descargas dos banheiros.

No refeitório, a empresa também possui um biodigestor, que tritura material orgânico como ossos, cascas e restos de alimentos, que é transformado em adubo.

"Esse material todo é usado em hortas e jardins, fazendo o ciclo completo", reforça Ângela.

SORTEIO de R$ 500 mil promovido pelo Governo: Conheça o Tesouro Educa+

  

Mais notícias de Economia