Barco movido a hidrogênio verde chegará ao Ceará em novembro; veja fotos
A empresa francesa de energias renováveis, Qair, trará o barco experimental Energy Observer ao Brasil, com uma parada inédita em Fortaleza; veja mais fotos na matéria
13:19 | Out. 27, 2023
Embarcação movida a hidrogênio verde chegará ao Ceará no dia 16 de novembro e ficará atracada no Marina Park Hotel por oito dias, até 24. Veja galeria de fotos ao fim da matéria
Trata-se do Energy Observer, barco experimental trazido pela Qair, empresa francesa de energias renováveis com sede na capital cearense.
A parada em Fortaleza faz parte de uma viagem mundial que teve início em 2017, partindo de Saint-Malo, na França. No Estado, será a 83ª escala de sua jornada de oito anos ao redor do mundo.
O evento da chegada do barco é organizado pela Qair, com o apoio do Governo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da empresa cearense CSI e de outras e empresas patrocinadores do Projeto Energy Observer, como a Air Liquide, Toyota e Grupo Accor.
Haverá um evento apenas para convidados para visitação ao barco, mas nos outros dias a embarcação estará apenas visível, mas não terá acesso público ao equipamento.
O que é o Energy Observer, barco movido a hidrogênio verde
O Energy Observer é um catamarã, sendo um laboratório para a transição ecológica.
Sua arquitetura foi projetada para condições extremas, indo aos limites das tecnologias de emissão zero.
O sistema energético é composto por três fontes de energia renováveis: solar fotovoltaica, energia eólica e hidrelétrica. Além disso, são dois tipos de armazenamento, como baterias de íons de lítio e hidrogênio.
Segundo a Qair, o navio produz hidrogênio diretamente a bordo, por eletrólise da água do mar.
“Sua propulsão elétrica é alimentada por energias renováveis, incluindo sol, vento e água. Mas o que a torna única é sua capacidade armazenar energia sob a forma de hidrogênio produzido a partir da água do mar, tecnologia que lhe permite navegar com total autonomia”, detalha Victorien Erussard, capitão e fundador do Energy Observer.