Depois de mais de dois anos, Governo do Ceará atualiza tabela de custos de obras

Os reajustes variam de 11% a 22%; entenda

12:41 | Out. 25, 2023

Por: Fabiana Melo
No início de abril deste ano, uma nova atualização chegou a ser feita e publicada, sendo despublicada dias depois (foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Há pouco mais de dois anos e meio sem atualizações, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) publicou nesta quarta, 25, a Tabela de Custos de Obras e Serviços de Engenharia com reajustes que variam de 11% a 22%.

A informação foi adiantada nesta manhã pelo colunista do O POVO, Nazareno Albuquerque, na rádio O POVO CBN.

No início de abril deste ano, uma nova atualização chegou a ser feita e publicada, sendo despublicada dias depois, o que foi alvo de duras críticas do segmento da construção civil pesada.

Isso porque defasagem na correção desses custos, ao longo de um período em que se sucederam três governadores (Camilo Santana, Izolda Cela e Elmano de Freitas) seria uma das razões para atrasos em obras como o Anel Viário de Fortaleza, conforme representantes do segmento.

Assim, a versão 028 (sem desoneração) e 028.1 (com desoneração) da Tabela de Custos de obras e serviços de engenharia estão disponíveis. Veja a relação completa dos materiais aqui.

O que é a Tabela de Custos?

Desenvolvida pela Seinfra em 2001, a Tabela de Custos surgiu com o objetivo de padronizar e agilizar a elaboração de orçamentos de obras e serviços de engenharia, uniformizando, criteriosamente, os seus preços máximos.

Ela se tornou referência no Brasil, por dispor dos custos para as áreas da construção civil, saneamento, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, além da montagem de gasodutos.

O documento também é utilizado por órgãos públicos de outras esferas e ainda serve de base para os tribunais de contas. 

Saque-Aniversário do FGTS pode passar por mudanças; entenda no Dei Valor