Delta Energia vai construir fazendas solares no Ceará e mais 8 estados
Plano da empresa mira a ampliação do mercado livre de energia, o qual vai permitir que mais consumidores possam conectar casas e negócios fora da rede da distribuidora
06:05 | Out. 25, 2023
O Grupo Delta Energia planeja a construção de fazendas solares no Ceará e mais 8 estados brasileiros na estratégia de ampliar o número de clientes no mercado livre de energia. A meta é iniciar a operação dos equipamentos até junho de 2024 e atender 60 mil unidades consumidoras.
“No Nordeste, as fazendas solares que vamos construir terão capacidade de cerca de 30 megawatts-pico (MWp) de potência para atender, nessa primeira fase, em torno de 20.000 consumidores na Região. A atuação em geração distribuída (GD) será feita pela LUZ, nossa fornecedora digital de energia”, contou Geraldo Mota, diretor da Delta Solar.
Ao O POVO, ele diz, sem citar números, que o investimento da empresa "em geração de energia solar está em sintonia com a expansão do setor elétrico nacional". Ao todo, serão 110MWp planejados em estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal, além do Nordeste.
Mota conta que a empresa mira, "sobretudo, consumidores de baixa tensão, como residenciais e comerciais".
Ampliação do mercado
O Grupo inicia a atuação na geração de energia solar de olho em uma migração de 90 milhões de consumidores no País para o mercado livre.
"Estamos em um importante e inédito processo de evolução de abertura do setor elétrico brasileiro. Queremos que os novos clientes recebam todo suporte no processo de migração e na escolha de seu fornecedor de energia. Por isso, nosso investimento tem sido intenso para atender a essa demanda de mercado", diz Mota sobre as medidas já tomadas pelo grupo.
Leia mais
A preparação para a ampliação do setor envolveram ainda a aquisição de uma empresa de tecnologia focada em soluções e serviços agregados em software e hardware no setor elétrico e telecom.
Outra medida foi a atuação da Luz em geração distribuída compartilhada em março de 2023, aproximando a Delta do varejo no setor.
Atuação
Além do Ceará, a empresa planeja também construir as chamadas fazendas solares no Nordeste em Pernambuco e Bahia. No total, serão entre 10 e 13 usinas. Mato Grosso do Sul e São Paulo já têm obras adiantadas.
Distribuidoras que atuam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro (Sudeste) Paraná, Rio Grande do Sul (Sul); Pernambuco, Bahia, Ceará (Nordeste); Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal (Centro-Oeste) devem levar a energia das fazendas da Delta aos consumidores.
Responsável por 8% do consumo de energia no Brasil, a Delta Energia tem R$ 2 bilhões captados para fundos de investimento com foco em comercialização de energia elétrica, transaciona 5 mil megawatts de energia mensalmente e ainda atua em outras áreas. O grupo é o 5º maior produtor de biodiesel do País.