Eletrodomésticos são os mais buscados para a Black Friday, diz e-commerce

Além disso, o levantamento mostrou a disponibilização de frete grátis é um atrativo para 75% dos entrevistados

Os eletrodomésticos são os produtos que dominam a intenção de compra na plataforma do Mercado Livre, sendo cerca de 40% dos usuários com pretensões neste setor.

Foi o que informou o estudo "Panorama do Consumo da Black Friday 2023" foi realizado pelo Mercado Livre e Mercado Pago e aborda as tendências de comportamento e meio de pagamento para a data. 

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O restante do top-10 está distribuído da seguinte forma:

  • Eletrônicos
  • Celulares e acessórios de telefone
  • Moda
  • Casa, móveis e decoração
  • Alimentos
  • Ferramentas e bricolagem
  • Produtos gamers
  • Esportes e fitness
  • Beleza e bem-estar

Além disso, o levantamento mostrou que a otimização logística tem sido destacada como atributo chave no momento da compra. Isso porque a disponibilização de frete grátis é um atrativo para 75% dos entrevistados. Destes, 1 em cada 3 vê a entrega rápida como um fator decisivo.

Maioria dos consumidores pretendem parcelar suas compras na Black Friday 2023

O estudo também mostra como os consumidores estão se planejando para pagar suas compras e revela que mais brasileiros almejam pagar à vista.

“Identificamos um crescimento de 3 pontos percentuais no volume de clientes que pretendem
pagar suas compras à vista (18%) este ano, enquanto em 2022 esse volume era de 15%”, afirma
Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago.

“Mesmo com esse aumento, a grande maioria (67%) pretende parcelar em até 6x, o que comprova um melhor planejamento financeiro para compra de itens com tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”.

Ao mesmo tempo em que os consumidores indicam que esperam comprar mais este ano, o ticket médio por pedido deve ser semelhante ao que gastaram em 2022, principalmente nos valores mais baixos.

De acordo com os entrevistados, 33% pretendem gastar até R$500, 24% esperam ter um ticket médio entre R$ 500 e R$1.000, 20% entre R$1.000 e R$2.000) e 23% afirmam que planejam gastar acima de R$2.000 (20% em 2022).

Quando o assunto é meio de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o preferido para 69% dos consumidores, seguido por Pix (17%), cartão de débito (7%) e outros métodos (7%).

A possibilidade de parcelamento é o que justifica o índice elevado em cartão, mas outros métodos de parcelamento vem ganhando relevância, como crédito oferecido direto pelo Mercado Pago (salto de 12.5% em 2022 para 32.5% em 2023) e Pix Parcelado.

Selo vai certificar as promoções verdadeiras no site

Outra estratégia, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, é oferecer um "selo de Black Friday" para aqueles produtos que estão, de fato, em promoção.

Isso porque muitas vezes os fornecedores utilizam a estratégia de aumentar e diminuir o preço para ser passado ao usuário como uma oferta.

Para evitar este tipo de situação, o Mercado Livre vai contar com mecanismos para atestar os produtos verdadeiramente mais baratos e os outros não vão possuir o selo.

Mercado Livre planeja aumentar números do ano passado

Para atingir um desempenho superior ao registrado na última edição, Julia Rueff, diz que a empresa está investindo em alavancas, como a antecipação das promoções, a integração do ecossistema, sinergia com os vendedores da plataforma, amplo sortimento de produtos e otimização da malha logística.

“A Black Friday do Mercado Livre já começou. Vimos que mais de 65% dos nossos consumidores já começaram a buscar preços e produtos para comprar na data, o que aponta para uma tendência de antecipação cada vez mais presente.”

“Por isso, estamos trabalhando de forma ecossistêmica para impulsionar os empreendedores a venderem mais, à medida em que aprimoramos a experiência dos consumidores em nossa plataforma”, finaliza.

Um exemplo disso é que este é o ano de maior investimento da empresa na história em mídias e cupons. Em relação à 2022, houve um aumento de 50% para a mídia e 137% em cupons que serão utilizados até o fim da Black Friday.

Para isso, está sendo realizada uma campanha, juntamente com a TV Rede Globo, para que, a cada aperto de mão passado nos canais da emissora, o usuário do Mercado Livre ganhe um cupom para ser usado no site.

Serão oferecidos até 70% de descontos em milhares de produtos nas categorias de moda e beleza, esportes, supermercado, casa e decoração, entre outras.

"Vamos atuar em duas grandes frentes: por um lado, ampliar o número de consumidores e, por outro, seguir apoiando as Micro e Pequenas Empresas, para que elas também possam aproveitar essa data tão importante para o comércio", afirmou Daniel Davanço, country head de pagamento para empresas no Mercado Pago.

Período para a Black Friday vai gerar mais 5,6 mil empregos

O Mercado Livre abriu 5.650 vagas temporárias de emprego para reforçar sua operação logística
nos meses de setembro, outubro e novembro.

Os temporários vão ter chance de efetivação e correspondem a do quadro de funcionários de todo o Brasil. As vagas abertas são para Centros de Distribuição Fulfillment nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina.

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