Festival da Sardinha impulsiona economia de Cascavel
Ao todo é esperado o consumo de duas toneladas de pescado em três dias de evento em novembroCerca de 10 mil peixes devem ser ofertados na 15ª edição do Festival da Sardinha Gastronomia, Arte e Cultura no Litoral de Cascavel. A cidade, considerada um dos polos de pesca artesanal do Ceará, no próximo final de semana, na praia da Caponga, terá cerca de 30 jangadas no mar trabalhando para a gastronomia da festa.
O total da pescada estimado para venda é de cerca de duas toneladas, segundo a organização do evento. A ação visa impulsionar o turismo em torno da cadeia produtiva.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O concurso de pesca, que tem premiação em dinheiro para os cinco pescadores que mais entregarem produtos, está com o número de unidades de peixes pescados estimado para este ano é 30% maior do que o do ano passado (7.062 sardinhas pescadas).
A produção será usada nas oficinas que serão dadas aos cozinheiros locais e nos pratos comercializados durante o festival, que ocorre nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na Praia da Caponga.
Neste ano, o festival espera um público superior a 10 mil pessoas por dia, que poderão acompanhar diversas atrações, incluindo mostras culturais, apresentações musicais, cozinha show com a Chef Van Régia preparando receitas especiais ao vivo e concurso de gastronomia.
Envolver a comunidade
Idealizador e diretor geral do evento, Mamede Rebouças, destaca que a intenção da iniciativa é envolver toda a comunidade, com capacitações e valorização do local, trabalhando com as crianças.
Além disso, ele lembra que o turismo também é aquecido neste que era um período de baixa temporada. “O festival lota o setor hoteleiro e posso dizer que aumenta em 200% o faturamento da região. Os comércios vendem até mais mantimentos, já que incentivamos a doação de alimentos para entrar.”
O prefeito de Cascavel, Tiago Ribeiro, reforça que a festa gastronômica que ocorre no início de novembro é o fechamento de um trabalho que une toda a cidade.
“O festival é um bom exemplo de como se pensar em comunidade. Temos mais de 200 embarcações artesanais de pesca e com o evento, todo o trabalho deles é valorizado.”
Ele comenta que atualmente a pesca representa cerca de 20% da economia do município e que a produção serve para o abastecimento local e de alguns pontos da região metropolitana.
Como parceiro do evento, o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, comenta que o festival tem se consolidado como uma atividade que fomenta a economia local e da região, chamada de Rota das Falésias.
“O que precisa ficar claro é que não é apenas um festival gastronômico, mas sim uma possibilidade de crescimento para empreendedores, principalmente na área do turismo, com as capacitações.”
Gastronomia
A arena é dividida em espaços para expositores do segmento de alimentação fora do lar; participação de comerciantes de alimentação como restaurantes, barracas de praia, lanchonetes, dentre outros.
Todos os expositores participarão de uma capacitação de higiene, manipulação e preparação de alimentos tendo como ingrediente principal o pescado sardinha e frutos do mar.
Os expositores receberão ainda uma consultoria para montagem e apresentação dos pratos que irão concorrer no Concurso de Gastronomia.
Programação musical
A 15ª edição do Festival da Sardinha contará com show do grupo Demônios da Garoa, na noite de sábado, 11, entre outras apresentações, como a abertura do festival, na quinta-feira, 9, com o cantor e sanfoneiro Nonato Lima.
Entrada
A entrada no Festival da Sardinha será por meio da doação de um quilo de alimento não perecível, que farão parte da campanha Natal Solidário, levando a distribuição de cestas básicas para famílias necessitadas no distrito.
Vai viajar em 2023? Saiba como economizar com hospedagem
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor