Ceará tem avanço de 3,2% em volume de serviços no acumulado do ano

Quatro de cinco atividades apresentaram expansão na comparação entre os oito primeiros meses de 2023 na comparação com 2022

O Ceará registrou aumento de 3,2% no volume de serviços no acumulado dos oito primeiros meses de 2023. A comparação é com período equivalente do ano passado.

O percentual é o mesmo verificado quando se leva em consideração o acumulado nos últimos 12 meses (setembro de 2022 a agosto de 2023). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No acumulado do ano, quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram expansão. Apenas os serviços prestados às famílias tiveram resultado negativo, com queda de 3% no período.

Quando observado apenas o mês de agosto de 2023, houve queda no volume de serviços de 1,3% na comparação com o mês de julho. Já na comparação com agosto do ano passado, o Ceará teve aumento de 2,8%.

O destaque nesse recorte específico ficou para o setor de serviços de informação e comunicação, com alta de 7,4% em agosto do ano passado. Também nessa comparação o setor com pior desempenho foi o de serviços prestados às famílias, com queda expressiva de 9%.

Por sua vez, o índice de atividades turísticas teve alta menor no acumulado do ano, de 2,7%. Já quando considerado apenas o mês de agosto de 2023, houve avanço de 0,4% na comparação com o mês imediatamente anterior e retração de 2% na comparação com agosto de 2022.

A queda nesse último recorte da pesquisa, foi a terceira maior do País, abaixo apenas das registradas em Pernambuco (-3,3%) e no Distrito Federal (-2,5%).

Tenha acesso a mais conteúdo no Dei Valor!

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

servicços pesquisa mensal de servicos pms atividades turisticas turismo ibge video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar