Ceará tem avanço de 3,2% em volume de serviços no acumulado do ano
Quatro de cinco atividades apresentaram expansão na comparação entre os oito primeiros meses de 2023 na comparação com 2022O Ceará registrou aumento de 3,2% no volume de serviços no acumulado dos oito primeiros meses de 2023. A comparação é com período equivalente do ano passado.
O percentual é o mesmo verificado quando se leva em consideração o acumulado nos últimos 12 meses (setembro de 2022 a agosto de 2023). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No acumulado do ano, quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram expansão. Apenas os serviços prestados às famílias tiveram resultado negativo, com queda de 3% no período.
Quando observado apenas o mês de agosto de 2023, houve queda no volume de serviços de 1,3% na comparação com o mês de julho. Já na comparação com agosto do ano passado, o Ceará teve aumento de 2,8%.
O destaque nesse recorte específico ficou para o setor de serviços de informação e comunicação, com alta de 7,4% em agosto do ano passado. Também nessa comparação o setor com pior desempenho foi o de serviços prestados às famílias, com queda expressiva de 9%.
Por sua vez, o índice de atividades turísticas teve alta menor no acumulado do ano, de 2,7%. Já quando considerado apenas o mês de agosto de 2023, houve avanço de 0,4% na comparação com o mês imediatamente anterior e retração de 2% na comparação com agosto de 2022.
A queda nesse último recorte da pesquisa, foi a terceira maior do País, abaixo apenas das registradas em Pernambuco (-3,3%) e no Distrito Federal (-2,5%).