Ceará assina acordo de capacitação profissional em energia limpa; veja

Programa H-TEC visa troca de informações entre entidades do Estado, para impulsionar o setor energético sustentável

Entidades cearenses assinaram um acordo de capacitação de mão de obra para produção e promoção de energias renováveis. Adesão se deu na segunda-feira, 16.

Denominado “H-TEC”, o programa consiste na troca de informações para a implantação de laboratórios de ensino especializados e formação técnica, por meio de novos cursos e incentivo a pesquisas na área energética sustentável.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre os órgãos que participaram da assinatura estavam o Governo do Estado do Ceará, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Federal do Ceará (UFC),

Também assinaram a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

O intuito é promover um câmbio entre essas instituições no Estado, alinhando o que está sendo ensinado nas formações com as reais necessidades e inovações do mercado.

Assim, em tese, serão gerados empregos que não existiam antes, voltados especificamente para a produção de energia limpa.

“A instalação e ampliação deste mercado, com a implementação do HUB do Hidrogênio Verde, fortalece a sustentabilidade e potencializa a geração de emprego com mão de obra qualificada”, comentou o governador Elmano de Freitas (PT).

Por fim, também é esperada uma maior inclusão de jovens e adultos em políticas de empreendedorismo colaborativo e desenvolvimento socioeconômico. Segundo o reitor da UFC, Custódio Almeida, isso também irá gerar emprego ao Estado.

“Vai aquecer uma área fundamental e tornar o estado autônomo em conhecimento, porque isso se multiplica. Quando a gente forma multiplicadores, eles também fomentam mais espaço de trabalho”, diz.

Iniciativa vem em um contexto de aumento dos investimentos em energias renováveis por parte do Ceará, com as políticas de implementação e regulamentação do Hidrogênio Verde. Além do vetor, o foco do H-TEC é na produção de energia eólica e solar fotovoltaica.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

energias renovaveis ceara video hidrogenio verde sustentabilidade

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar