Executivos chineses visitam o Porto de Fortaleza e prospectam parcerias

Os representantes do setor portuário vieram da província chinesa de Fujian e estão em busca de investimentos

13:44 | Out. 17, 2023

Por: Economia O POVO
Foto aérea do Cais do Porto de Fortaleza (foto: FCO FONTENELE)

Executivos do setor portuário da província chinesa de Fujian visitaram o Porto de Fortaleza, no Ceará, para conhecer a estrutura do empreendimento e conversar sobre parcerias.

Quer saber mais sobre Economia? Veja nosso canal no Whatsapp

A visita foi realizada na segunda-feira, 16. Os investidores têm negócios em 16 portos na China e outros países.

Conforme informação da Companhia Docas do Ceará, administradora do equipamento cearense, os gestores chineses observam parcerias com portos comprometidos, em uma gestão pautada na eficiência, além de mirarem investimentos em energias renováveis e na redução de emissão de carbono. 

O diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, foi quem recebeu a comitiva, acompanhado do diretor-comercial da CDC, José Júnior; do coordenador de Gestão de Negócios, Rinaldo Lira e do assessor técnico da Presidência, Roberto Loureiro.

Da comitiva de fora vieram Huang Xunyou, diretor da Fujian Provincial Port Group Co., Ltda; Yang Biaohong, gerente do Departamento de Operações de Ativos; Zheng Dongkun, gerente do Departamento de Operações de Ativos; Li Nan, general, gerente geral da Fujian Silk Road Maritime Co., Ltda; Chen Zhun, assistente de gerente do Departamento de Negócios de Cargas a Granel da Fujian Provincial Port Group Co., Ltda; Alberto Antunes, coordenador de Atração de Investimentos e o intérprete, Alexandre Lai.

Aos chineses, Lucio frisou que apresentou as potencialidades do Porto de Fortaleza. “O Porto de Fortaleza é referência, no País, em movimentação de trigo e graneis líquidos; também estamos aumentando participação em granéis sólidos, minerais e energias renováveis. O nosso desafio é tornar esse crescimento sustentável.”

 

Ele ainda destacou a posição geográfica do equipamento cearense, equidistante dos mercados europeu e norte-americano.

"Fortaleza, inclusive, é uma das duas cidades mais conectadas do planeta, em cabos submarinos, o que comprova essa teoria. Portanto, rotas chinesas que passam em paralelo à nossa costa podem aproveitar nossa posição estratégica", frisou.

Vai EMPREENDER? Veja as MELHORES franquias do mundo para investir

Mais notícias de Economia