Morre Jaime Machado, empresário do ramo da construção e da comunicação
Empreendedor foi sócio da Construtora Mota Machado e, atualmente, era acionista da Jangadeiro, bem como conselheiro da Acert e da AbertO empresário Jaime Machado da Ponte Filho morreu nesta quarta-feira, 4, aos 74 anos. Ele atuou ao lado do irmão, Assis Machado, durante décadas como um dos principais nomes da indústria da construção civil no Ceará.
Formado em engenharia civil, Jaime Machado foi sócio e vice-presidente da Construtora Mota Machado, fundada em 1968. Em abril deste ano, em reportagem do Projeto Legados, do OP+, o irmão dele, Assis Machado, lembrou que a sociedade entre os dois começou, cerca de cinco anos após a fundação da empresa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Jaime atuava muito dentro de obra e foi nessa época que começamos a formar uma equipe muito boa na Mota Machado, alguns começando como estagiários e foram crescendo”, disse Assis, na ocasião.
Em nota, a Mota Machado afirmou que recebia a noticia do falecimento “com profunda tristeza” e que, “a história de vida do Dr. Jaime Filho se conecta profundamente com a trajetória da Mota Machado. Por mais de 45 anos, Dr. Jaime participou da história da empresa construindo cada detalhe conquistado e solidificado até os dias de hoje. Em nome de todos que compõem que fazem parte da Mota Machado, a empresa expressa gratidão por todo o legado, dedicação e contribuições únicas de sua vivência pessoal e profissional”.
Há cinco anos, a sociedade foi encerrada e Jaime Machado passou a dedicar mais atenção à outra paixão: a comunicação. Ele era acionista e membro do conselho gestor da Jangadeiro. Segundo nota do grupo, a emissora “se solidariza com familiares e amigos e lamenta a perda do cearense que, um dia, teve a coragem de fazer germinar de um solo árido um mundo diferente”.
Quem também manifestou lamento pela perda foi o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). "Recebi com pesar a notícia de falecimento do empresário Jaime Machado Filho", escreveu o prefeito em suas redes sociais destacando ainda que o empreendedor "construiu uma trajetória de grande contribuição para a comunicação cearense".
Em março do ano passado, a propósito, o empresário foi empossado conselheiro da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert). Jaime Machado era ainda membro do conselho da Associação Brasileira de Emissoras Rádio e Televisão (Abert).
Jaime Machado deixou a esposa, três filhos e seis netos.
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor