Dia da Criança movimentará R$ 280 milhões em Fortaleza; veja os produtos mais buscados

Potencial de faturamento cresceu 12%, em relação a 12 de outubro do ano passado

11:04 | Out. 04, 2023

Por: Ludmyla Barros
Dos fortalezenses, 54,2% pretendem ir às compras no dia 12. A maior parte, inclusive (69,6%), disposta a comprar mais de um presente (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Para além do público infantil, o próximo dia 12 de outubro deve ser de felicidade para os comerciantes de Fortaleza. Neste ano, o Dia da Criança deve movimentar cerca de R$ 280 milhões no comércio varejista da capital cearense.

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Estimativa representa um crescimento nominal de 12% sobre o faturamento em igual período de 2022. Com isso, a data comemorativa se posiciona como a quarta melhor para o varejo. Veja o ranking completo no fim da matéria.

Dos fortalezenses, 54,2% pretendem ir às compras no dia 12. A maior parte, inclusive (69,6%), disposta a comprar mais de um presente.

A média esperada de gastos, entretanto, é de R$ 259, em compras preferencialmente feitas à vista (61,0%) ou com o uso do cartão de crédito (38,0%).

Dados são da Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia da Criança, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) Ceará.

 

Produtos

De acordo com o levantamento, os brinquedos, como de costume, lideram as intenções de compra, mencionados por 64,4% dos potenciais consumidores.

O segundo lugar ficou com artigos de vestuário e acessórios, citados por 27,5% dos entrevistados. Em sequência, vêm os calçados, (sapatos, tênis e sandálias), com 6,5% de menção.

Onde comprar e quando comprar?

De todos os locais, os shopping centers e centros comerciais são os mais buscados para as compras, citados por 35,1% do público da pesquisa.

As lojas de ruas, entretanto, não ficam muito atrás (27,9%), seguidas pelo comércio informal (14,0%) e de compras pela Internet (6,7%).

Já sobre a data, os consumidores que queiram evitar o grande fluxo de pessoas devem evitar os fins de semana.

Apesar de grande parte dos entrevistados não ter preferência por um dia específico na semana para comprar os presentes, uma outra parte deles (30,1%), indicou o sábado como ideal para ir às ruas. Logo, em seguida, vieram a sexta-feira (11,5%) e o domingo (6,4%).

Veja o potencial de consumo em outras datas comemorativas:

  • Natal de 2022: R$ 416 milhões
  • Dia das Mães de 2023: R$ 353 milhões
  • Black Friday de 2022: R$ 315 milhões
  • Dia das Crianças de 2023: R$ 280 milhões
  • Dia dos Pais de 2023: R$ 245 milhões
  • Páscoa de 2023: R$ 240 milhões
  • Dia dos Namorados de 2023: R$ 210 milhões

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