Após três meses, Gol não confirma início dos voos Fortaleza-Bogotá
A Gol Linhas Aéreas anunciou em junho que passaria a ofertar voos diretos entre o Ceará e a Colômbia. Desde então, não há definição sobre quando iniciará a venda de bilhetes ou se, de fato, haverá o voo
06:00 | Out. 02, 2023
Anunciada no último dia 26 de junho, a nova rota aérea Fortaleza-Bogotá (capital da Colômbia) não tem qualquer previsão de início de operação. A operadora da frequência seria a Gol Linhas Aéreas, mas a companhia ainda não iniciou as vendas prometidas para iniciar há três meses, em julho.
No último sábado, 30, questionada pelo O POVO, a companhia se limitou a dizer que "está avaliando todas as possibilidades de novas rotas de/para Fortaleza", mas não confirmou quando a operação irá, de fato, iniciar.
Neste cenário de indefinição, já se passaram mais de três meses desde o anúncio e nem mesmo houve o início das vendas dos bilhetes entre as duas cidades de forma direta.
Procurada, a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur) informou que não tem informações de que a companhia aérea tenha recuado e que o voo Fortaleza-Bogotá não irá mais ser ofertado.
Anúncio da Gol prometia voo para julho
Uma comitiva da Gol, liderada pelo assessor da Presidência da companhia, Alberto Fajermann, esteve no Palácio da Abolição junto com o governador Elmano de Freitas (PT) para anunciar a ampliação da oferta da empresa no Estado, já que também operam voos diretos para Argentina e Estados Unidos.
Era dia 26 de junho deste ano e Alberto Fajermann lembrou a importância de ter pontes diretas com centros internacionais para o Estado como um todo.
“Sempre que entro em contato com operadores argentinos, digo que é melhor para eles optarem pelo Nordeste brasileiro do que o Caribe, um de seus destinos favoritos. É metade do caminho e o dobro de prazer”, pontuou, de forma bem-humorada.
Naquele dia, a Gol anunciava que a frequência para Bogotá incluiria duas opções semanais, com o início das vendas das passagens previstas para julho.
A informação foi motivo de celebração da cúpula do Governo do Ceará, que esperava um impacto positivo especialmente no turismo, já que os voos iniciariam no período de alta estação.
"Queremos sempre ter essa relação positiva com o setor privado, sabendo que isso é algo positivo para os cearenses. Já tínhamos a expectativa do aumento do número de turistas no Ceará e esse crescimento deve ser ainda maior no segundo semestre", afirmou o governador naquela oportunidade.
Após anúncio, seguidos adiamentos no início das vendas
O início das vendas, apesar das expectativas, atrasou. Inicialmente previstas para julho, o começo, de fato, jamais ocorreu.
O POVO acompanha esse movimento desde o início e questionou a companhia aérea sobre uma previsão de data para enfim começarem as vendas dos bilhetes.
As respostas da Gol são sempre parecidas, informando que "qualquer novidade sobre esse tema será divulgada à comunidade local em momento oportuno".
Já a Setur-CE, na ocasião do primeiro mês de atraso, chegou a informar que as vendas não haviam iniciado por alguns trâmites burocráticos e, àquela altura, até o fim de agosto as vendas seriam iniciadas.
No entanto, não foi o que se viu um mês depois. Novamente questionada, a Gol respondeu da mesma forma. Já a Setur-CE foi procurada em mais de uma oportunidade e não se manifestou a respeito do novo atraso.
LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Fortaleza é o único dos grandes hubs do País com queda de movimentação
Voo da Gol Fortaleza-Bogotá somente no discurso?
Durante a visita do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a Fortaleza, para uma série de agendas na Cidade, uma menção ao novo voo Fortaleza-Bogotá foi feita.
O ex-governador Camilo Santana (atual ministro da Educação), que precedeu Alckmin nos discursos, ressaltou o desempenho positivo do hub aéreo do Aeroporto de Fortaleza. Era uma sexta-feira, 29 de setembro de 2023.
Em dado momento do discurso, Camilo enfatizou o sucesso do Governo do Ceará na ampliação do ponto de conexão, com atração de novos voos com destino ao Exterior, dando como exemplo o recente acordo com a Gol para a rota Fortaleza-Bogotá.
Desempenho ruim do Aeroporto de Fortaleza em movimentação de passageiros
O Aeroporto de Fortaleza vem apresentando uma movimentação de passageiros pior do que no ano passado.
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Pinto Martins recebeu 472.977 passageiros em agosto, ante 497.937 no mesmo período de 2022, uma queda de 5,21%.
Com esse desempenho, o Aeroporto de Fortaleza foi o único dentre os 11 aeroportos mais movimentados do Brasil a ter queda no número de passageiros em agosto de 2023.
O movimento negativo em Fortaleza é notável visto o bom momento da aviação no País. Agosto trouxe os melhores resultados no mês para a aviação doméstica desde o ano 2000.
O desempenho ruim da movimentação aeroportuária de Fortaleza não é pontual.
Na análise mês a mês dos dados da Anac, é possível observar que Fortaleza está fora do top-10 de movimentação de passageiros no Brasil há três meses. A Capital perdeu o posto para Curitiba-PR.
Analisando a movimentação de outros aeroportos, observa-se que a maior alta foi registrada no Galeão-RJ (+25,52%), depois vem Salvador-BA (23,28%). Maior aeroporto do País, Guarulhos-SP teve alta de 19,58% na movimentação.
Conforme O POVO destacou em matéria no último dia 24 de setembro, um dos motivos que ajudam a explicar a baixa no número de passageiros em Fortaleza é a redução da quantidade de voos operados no Pinto Martins.
Na comparação entre agosto de 2023 e agosto de 2022, o número representa mais de 100 voos a menos, quando 3.408 voos chegando e saindo de Fortaleza foram registrados.
A redução se dá, principalmente, pela mudança no hub da Gol no Nordeste de Fortaleza para Salvador. Em agosto de 2022 a companhia realizou 954 operações na capital do Ceará, e em 2023 foram apenas 662.