Elmano reforça usina dessalinizadora para abastecer Fortaleza durante seca
O governador do Ceará disse não saber quanto tempo irá durar a seca, mas que não pode atrasar a construção da usinaO governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), garantiu que a usina dessalinizadora, que deverá ser construída na Praia do Futuro, irá garantir o abastecimento de água em Fortaleza durante o período de seca previsto para os próximos anos com o fenômeno El Niño. O empreendimento vem sendo alvo de críticas de empresas de internet e cabos.
"Nesse momento temos uma previsão da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) de uma seca que nós não sabemos que duração terá. Poderá ser seca de um ano, poderá ser de dois anos, pode ser três anos, pode ser quatro anos. Isso sim eu não sei, quanto tempo será a seca", destaca Elmano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O petista usou a previsão para reforçar a necessidade do projeto de construção de uma usina que irá dessalinizar a água do mar para contribuir com o abastecimento de água para os cearenses. "Efetivamente, eu não posso, de maneira nenhuma, atrasar uma usina de dessalinização que pode garantir água numa situação de seca. O povo de Fortaleza não passará necessidade de faltar água em suas casas", prometeu.
A previsão é que a dessalinização deverá aumentar em 12% o volume de água ofertada à Grande Fortaleza.
O ano de 2023 vem batendo recorde de altas temperaturas. De acordo com a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA), o mês de agosto foi o mais quente da história, com temperatura média de 1,25°C.
Na tarde da última sexta-feira, 29, o município de Barro, a 455 km de Fortaleza registrou a maior temperatura do Estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Pesquisa (Funceme), os termômetros mostravam 41°C na cidade, localizada no Centro Sul do Ceará.
Leia mais
-
Pesquisa deverá definir entre Fernandes e Carmelo como candidato de Bolsonaro em Fortaleza
-
Após gritaria, briga, murro na mesa, acusação de agressão, aliados de RC deixam reunião do PDT
-
Bolsonaro vai ao Iguatemi em Fortaleza, come pizza e é tietado por apoiadores
-
Conselho Tutelar 2023: o que precisa saber da eleição para votar