Elmano teme fuga de investimentos em hidrogênio verde do Ceará para os EUA

Para isso, o governador do Ceará cobrou regulamentação do segmento em evento com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), teme a fuga de investimentos em hidrogênio verde do Ceará para os Estados Unidos. 

Para evitar esse movimento, ele cobrou regulamentação da atuação de toda a cadeia produtiva que compõe esse segmento, em evento com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, Ceará.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A medida é importante para que os empresários que prometem aportes acima de R$ 20 bilhões no Estado consigam iniciar os empreendimentos, com segurança jurídica.

Isso porque os Estados Unidos abriram edital com US$ 360 bilhões em incentivos fiscais para financiadores de hidrogênio verde.

Ele ainda frisou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou em exportar hidrogênio e ir além, de mudar o padrão econômico do Ceará, de finalmente chegar aos 4% de contribuição do Estado no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Elmano participa do encontro Diálogos Exporta Mais Brasil, que encerra a 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento acontece no Palácio da Abolição, em Fortaleza, no Ceará. 

Porém, na ocasião, Alckmin passou a responsabilidade da regulamentação do hidrogênio verde para a Câmara dos Deputados.  

A fala do vice-presidente da República e ministro difere do que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista ao O POVO, quando veio ao Ceará no dia 1º de setembro.

Lula chegou a afirmar que o texto do Projeto de Lei que regulamenta o mercado de hidrogênio verde no Brasil estava sendo finalizado para este mês ainda, que termina amanhã, sábado, 30.

A ideia era criar o marco legal para a produção industrial. Na publicação, Lula destacava que a produção de hidrogênio é uma aposta do governo, dentro da estratégia de promover a transição energética.

"O governo está trabalhando na elaboração de um projeto de lei para regulamentar a produção de hidrogênio no Brasil, o que vai trazer maior segurança para os investimentos, e que deve ser finalizado até o final de setembro", dizia à época.

Após entrevista ao O POVO, o presidente chegou a reafirmar o compromisso na sede do Banco do Nordeste (BNB), destacando que o Brasil quer ocupar papel de liderança nesta nova indústria que se forma.

Desta vez, quem está no Ceará é Geraldo Alckmin, em evento no Palácio da Abolição sobre o tema “Oportunidades e Desafios das Exportações e Atração de Investimentos no Ceará” e “Liderança Feminina no Comércio Exterior”.

O momento também contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; dos senadores da República, Cid Gomes e Augusta Brito; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; a superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, Eliane Brasil; e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, entre outros.

Hidrogênio Verde: O Ceará na vanguarda da geração de energia limpa do planeta; assista

Com informações do repórter Samuel Pimentel

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

elmano ceara alckmin governo federal hidrogenio verde video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar