Veja os novos órgãos que aderiram ao concurso unificado; são 792 vagas
Até o momento, estão sendo oferecidas quase 8 mil vagas. As pastas têm até esta sexta, 29, para manifestarem interesse em aderir à prova
09:05 | Set. 29, 2023
O Concurso Nacional Unificado (CNU) tem novos órgãos que aderiram ao modelo: o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com 50 vagas, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com 742 oportunidades.
Em relação ao primeiro, são cargos para analista de comércio exterior. Já o segundo terá vagas para diversas áreas de nível superior.
Em ofício enviado ao MGI, o presidente do Incra, César Aldrighi, explica que os trabalhos para a realização do certame estavam sendo levados adiante pela Comissão Organizadora instituída na autarquia.
No entanto, acredita que o novo modelo vai assegurar economia de recursos públicos no tocante à preparação do concurso e aplicação das provas.
Leia mais
O que é o Concurso Nacional Unificado?
O Concurso Nacional Unificado, prova única lançada pelo governo federal que tem sido chamada de "Enem dos concursos públicos", já conta com a adesão de nove ministérios e uma agência reguladora, segundo o Ministério da Gestão.
Até o momento, estão sendo oferecidas quase 8 mil vagas. As pastas têm até esta sexta, 29, para manifestarem interesse em aderir à prova, que tem data provável para ser aplicada no dia 25 de fevereiro de 2024.
Veja outros órgãos que aderiram ao "Enem dos Concursos":
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Ministério dos Povos Indígenas
- Ministério da Saúde
- Ministério do Trabalho e Emprego
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
- Ministério da Justiça e Segurança Pública
- Ministério do Planejamento e Orçamento
- Ministério da Previdência Social
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários
Segundo o governo federal, esse modelo unificado irá agilizar a contratação de servidores após a perda de 73 mil funcionários públicos ao longo dos últimos seis anos.
A ideia também é tentar democratizar o acesso às vagas públicas a partir da dispersão geográfica na realização do concurso, com aproximadamente 180 cidades listadas como locais de aplicação de prova, além de racionalizar os custos.
*Com Agência Estado