Promessas do governo para o Ceará: Canal da Integração e finalizar Transnordestina
A informação é do líder do governo na Câmara, José Guimarães, que está em Fortaleza para evento da Apex Brasil
10:51 | Set. 29, 2023
Das conversas adiantadas com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para obras no Ceará estão a duplicação do Canal da Integração e a finalização da ferrovia Transnordestina.
A informação é do líder do governo na Câmara, José Guimarães, em discurso no Palácio da Abolição, do Governo do Estado, em Fortaleza, no Ceará. Ele frisou que as duas construções são para potencializar o desenvolvimento do Ceará.
O parlamentar participa do encontro Diálogos Exporta Mais Brasil, que encerra a 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Leia mais
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participará do evento, acompanhado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Durante o evento, serão discutidos os temas “Oportunidades e Desafios das Exportações e Atração de Investimentos no Ceará” e “Liderança Feminina no Comércio Exterior”.
O momento também contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; dos senadores da República, Cid Gomes e Augusta Brito; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; do superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, Eliane Brasil; e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, entre outros.
Sobre a Transnordestina, O POVO já havia publicado com exclusividade, em 1º de setembro, fala de Lula dizendo que concluirá o trecho da ferrovia que vai de Ribeira do Piauí (PI) a Baturité (CE) até 2026.
À época, o petista cumpria agenda no Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. Questionado pelo O POVO sobre a obra no trecho que envolve o Ceará e se o prazo de 2026 seria cumprido, Lula deu um panorama da situação e se comprometeu a dar andamento.
O que é a Transnordestina
A CSN e o Governo Federal estão construindo a ferrovia Transnordestina, considerada a maior obra linear em execução no Brasil.
São 1.209 km de extensão em linha principal, passando por 53 municípios. Parte de Eliseu Martins, no Piauí, em direção ao porto do Pecém, no Ceará, passando por Salgueiro, em Pernambuco.
A obra é feita com recursos da CSN, Infra (anteriormente denominada Valec), Finor, BNDES, BNB e Sudene. A ferrovia transportará grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minério etc.
A ideia da construção é promover a integração logística no País, dinamizando a economia do Nordeste e aproximando o Brasil dos principais mercados mundiais.
O que é o Canal da Integração
O Canal da Integração compõe o projeto Eixão das Águas, com obras hídricas que fazem a transposição das águas do Açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe, para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Ou seja, esta integração de bacias foi beneficiada pela transposição do rio São Francisco e do Canal do Trabalhador.
Lula no Ceará: presidente dá entrevista exclusiva ao O POVO; veja
Com informações do repórter Samuel Pimentel