Processo seletivo abre inscrições para residências na saúde; saiba como fazer

Ao todo, cerca de 750 vagas estão previstas. O certame é coordenado pela pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

10:57 | Set. 25, 2023

Por: Fabiana Melo
A seleção, tanto dos programas de Residência Médica quanto Multiprofissional, será composta por duas etapas (foto: FERNANDA BARROS)

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou as inscrições para os processos seletivos dos programas de Residências Médica e Multiprofissional.

Ao todo, cerca de 750 vagas estão previstas. O certame é coordenado pela pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do projeto de Apoio às Residências em Saúde (Ares).

A seleção, tanto dos programas de Residência Médica quanto Multiprofissional, será composta por duas etapas. A primeira ocorrerá por meio de exame escrito de múltipla escolha e a segunda consistirá em análise curricular com o envio dos respectivos documentos comprobatórios dessa fase do certame.

Como vai funcionar o programa de residência médica?

Para o programa de Residência Médica (Resmed) serão disponibilizadas 340 oportunidades em três diferentes modalidades de ingresso: acesso direto (241), pré-requisito (51) e anos adicionais (48).

Dessa forma, as inscrições da Resmed podem ser feitas a partir da próxima sexta-feira, 29, pelo site do Ares. As matrículas dos aprovados deverão ocorrer nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024.  

A gerente de Residência Médica da ESP/CE, Alciléa Carvalho, destaca o fluxo de interiorização das vagas ofertadas pela autarquia. Segundo a gestora, a instituição distribui vagas para médicos residentes nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Iguatu e Tauá.

“Esse novo edital traz duas grandes novidades. A primeira é que Tauá passará a contar com um programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade. Já a outra é a continuidade da oferta do programa de Medicina do Esporte, disponibilizado, inicialmente, no semestre passado, por meio do processo seletivo extemporâneo.”

Como vai funcionar o programa de residência para as outras áreas da saúde?

Já para o programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (Resmulti) são ofertadas 413 vagas.

Desse total, 136 destinam-se ao componente hospitalar e 277 estão reservadas ao componente comunitário da iniciativa. As inscrições iniciam nesta sexta, 22, e seguem até as 18 horas do dia 6 de outubro também pelo site do Ares.

O período letivo da XI turma está previsto para começar em março de 2024. Além disso, o edital de seleção contempla 11 áreas da Saúde:

  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Medicina Veterinária
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Terapia Ocupacional.  

“Estamos ofertando 11 programas na modalidade Multiprofissional e um Uniprofissional, com 11 categorias profissionais. Esses candidatos precisam ter concluído a graduação e serem inscritos no conselho de classe na sua categoria profissional para concorrer na seleção”, detalha Jamisse Araújo, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da ESP/CE.

Dei Valor explica as mudanças nos concursos públicos federais

Mais notícias de Economia