Fortaleza terá mais um superprédio de 136 metros de altura; veja foto
Projeto da C. Rolim Engenharia e Mota Machado tem valor geral de vendas (VGV) estimado em R$ 130 milhões.
16:44 | Set. 18, 2023
Fortaleza vai ganhar em breve mais um superprédio, desta vez, no bairro do Cocó. O projeto da C. Rolim Engenharia e a Mota Machado prevê a construção de um empreendimento de 136 metros de altura, com entrega prevista para 2028. O valor geral de vendas (VGV) estimado no projeto é de R$ 130 milhões.
O novo empreendimento, chamado de Flora, terá 50 apartamentos residenciais de alto padrão, sendo 44 de 206 m², e outros seis, que estarão a partir do 30º andar, com 303 m².
Além disso, contará com estúdios para criação de escritórios ou pontos de atendimento que será comercializado para moradores. O valor por unidade ainda não foi divulgado.
Veja foto de como ficará o novo empreendimento
O lançamento será realizado nesta quarta-feira, dia 20, em um evento para convidados. As obras devem ser iniciadas em 2024, gerando uma média de 250 a 300 empregos diretos durante a implantação.
Os presidentes das construtoras, Pio Rodrigues Neto e Assis Machado Neto, estiveram presentes no programa O POVO da Rádio, da Rádio O POVO CBN, nessa segunda-feira, 18, e depois concederam entrevista exclusiva ao O POVO para detalhar o projeto.
Pio explicou que convidou a Mota Machado para ser responsável pela construção porque a C. Rolim Engenharia está passando por uma migração para ser "muito mais uma empreendedora do que uma construtora", e que esse projeto já estava todo encaminhado.
Projeto já recebeu aval da Prefeitura
Por ter mais de 100 metros, o prédio vai utilizar a outorga onerosa da Prefeitura de Fortaleza, e já teve a aprovação da Comissão Permanente de Avaliação do Plano Diretor (CPPD).
"Eu não tinha só um projeto, eu tinha um terreno regularizado, a aprovação do projeto, a outorga paga e todos os processos regulamentares já resolvidos e, principalmente, o RI (Registro de Incorporação para Imóveis e Obras) na mão", disse.
Assis complementou explicando que todo o projeto e habilitação do terreno foi desenvolvido pela C. Rolim e que o bastão foi passado para a Mota Machado apenas para a execução e comercialização. Sendo assim, as duas empresas trabalharão em áreas diferentes.
Entenda o que terá no novo superprédio
O Flora terá 50 apartamentos residenciais, sendo 44 de 206 m², e outros seis, que estarão a partir do 30º andar, com 303 m². Além disso, o empreendimento também contará com estúdios para criação de escritórios ou pontos de atendimento que poderão ser negociados com moradores.
"A ideia é que você trabalhe em casa fora da casa, esse é o conceito. Você não usa o carro, e pega somente um elevador, e tem um ambiente seu para uso exclusivo para o seu trabalho", disse Pio Rolim.
Segundo explicaram os construtores, serão 15 estúdios desses nos três primeiros pavimentos, sendo cinco por andar.
Além disso haverá espaço para coworking, salão de festas, piscina semi-olímpica, academia. brinquedoteca, 24 andares de apartamentos de 206 metros quadrados e, no topo, seis andares de apartamentos de 303 m².
Foi destacado também que, nos apartamentos maiores, haverá vista panorâmica dos dois lados, sendo uma para o parque do Cocó e outra para o mar.
O Flora terá ainda um uma escultura verde cinética na caixa de escadas do prédio, que Pio classificou como um presente para a cidade. Será uma estrutura "instagramável" para quem ver o prédio de fora e vai ajudar a identificar o empreendimento. A obra será assinada pelo artista plástico José Guedes.
Já em relação à sustentabilidade, o projeto apresentou 14 diferenciais do Flora para minimizar os impactos ao meio ambiente. Entre eles estão o reuso de água dos aparelhos de ar condicionado, geração de energia solar, uma tomada para carros elétricos por apartamento, paisagismo com espécies nativas, entre outros.