Energias limpas são foco do Ceará em viagem à Europa
Além do Reino Unido, representante do governo cearense passou pela Alemanha e pela Espanha, quando o interesse estava voltado para o Hidrogênio Verde
09:32 | Set. 15, 2023
O secretário executivo da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Joaquim Rolim, está participando, junto a empresários, da missão técnica Eólica Offshore, no Reino Unido.
Os envolvidos no compromisso vão visitar parques eólicos e instituições que desenvolvem estudos sobre o modelo energético.
Além do Reino Unido, o secretário passou pela Alemanha e pela Espanha, quando o interesse estava voltado para o Hidrogênio Verde, combustível do futuro a ser produzido em breve em solo cearense.
Leia mais
Veja como foi a passagem da SDE na Espanha e na Alemanha
Na Espanha, a visitação ocorreu na terça-feira, 12, em que Joaquim Rolim visitou a usina da Iberdrola, na fábrica da Fertiberia, que produz fertilizantes em Puertullano.
A Fertiberia é a maior usina de hidrogênio verde em operação na Europa, com 20MW de eletrólise, e 100 MW instalados para geração de energia solar.
Na ocasião, o secretário estava acompanhado dos empresários Lauro Fiuza, representando o Sindienergia/CE, e Rodrigo Carnaúba, diretor do grupo SERVTEC. O executivo e os empresários foram recebidos pela gerente da usina da Iberdrola, Leyre Castro.
Em seguida, o grupo visitou o Centro Nacional do Hidrogênio (CNH2), onde foram recebidos pelo gerente, Miguel Angel Fernandez. Lá, foram apresentados diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento em andamento, relacionados ao hidrogênio verde.
Já na Alemanha, o secretário executivo da Indústria da SDE passou pelo Instituto Fraunhofer, na cidade de Freigurg, na Alemanha, nesta segunda-feira, 11.
Entre os assuntos apresentados, as oportunidades na transição energética para agricultura com a utilização da técnica Agrivoltaica, a transformação do sistema energético com tecnologias de hidrogênio e o armazenamento de energia elétrica.
“No Instituto Fraunhofer fomos recebidos pelos diretores Oliver Hörnle, com quem tratamos do tema Agrivoltaic, que faz a interação da agricultura com a energia solar, buscando otimizar os investimentos. Também assistimos apresentação do diretor Christopher Hebling, que reforçou a oportunidade existente com o hidrogênio verde. Estamos convictos que é importante intensificarmos algo similar no Brasil, para podermos desenvolver novas tecnologias”, afirmou Joaquim Rolim.