Com o dobro da capacidade, é inaugurado novo Aeroporto de Juazeiro do Norte
Novo terminal agora tem 6,5 mil m², mais do que o dobro do tamanho anterior. Estrutura do novo equipamento pode receber aviões maiores, como um Airbus A321A nova estrutura do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, foi inaugurada nesta quinta-feira, 14. A infraestrutura aeroportuária dobrou de capacidade operacional e tamanho.
Solenidade de inauguração foi realizada nesta manhã com a presença da cúpula da Aena, administradora do aeroporto, e o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, destaca que, além da renovação e ampliação da infraestrutura, avanços tecnológicos com sistemas inovadores de inspeção de passageiros e bagagens e informações de voos são exemplos de investimentos feitos.
O executivo ainda destacou o trabalho do Ceará na promoção turística. "O Ceará é o estado que mais investe em promoção turística no Brasil e contamos com vocês para alavancar ainda mais o turismo da região."
"Agora temos um aeroporto que se equipara a esses desafios, pronto para alcançar os objetivos estabelecidos. O grupo Aena está consciente da nossa missão e relevância para melhorar o comércio, a conectividade e a experiência turística, acelerando o caminho de crescimento e desenvolvimento", completa.
Dentre as intervenções realizadas no Aeroporto de Juazeiro do Norte, destaque para as mudanças nas pistas e pátios. Agora, há uma quinta posição e capacidade de receber aviões maiores, como um Airbus A321.
As torres de iluminação também foram melhoradas. E, segundo a Aena, em relação ao consumo de energia, as fontes são 100% renováveis e certificadas. Uma central de resíduos sólidos, e uma de água e esgoto também foram construídas.
Para atender às companhias aéreas, foi preparado um novo prédio de manutenção das companhias aéreas, com área para o tratamento de resíduos inflamáveis.
A principal mudança estrutural ocorreu no terminal, que passou de 2,5 mil metros quadrados (m²) para 6,5 mil m². Para a realização das intervenções, parte da estrutura antiga foi demolida.
Com as mudanças no terminal, o Aeroporto de Juazeiro do Norte tem agora a capacidade de atender até 500 passageiros por vez a cada embarque ou desembarque, segundo a administradora.
Além de Juazeiro do Norte, a Aena realiza outras intervenções em aeroportos nordestinos que adquiriu em leilão de aeroportos feito pela União. Incluindo as obras do Orlando Bezerra de Menezes, montante de aproximadamente R$ 2 bilhões serão aplicados em obras, sistemas e equipamentos.
"Maceió (em julho) e Juazeiro do Norte são as duas primeiras entregas no Nordeste, onde a concessionária implementa melhorias em seis aeroportos, proporcionando novos parâmetros de qualidade na gestão de todas as atividades, desde adequações ambientais e de segurança às expansões e reestruturações de espaços físicos", diz a Aena em nota.
Outra novidade estrutural no novo Aeroporto de Juazeiro é a revitalização do estacionamento. A ampliação permitiu com que o número de vagas dobrasse. Melhorias na iluminação, ordenamento e acessibilidade também foram realizados.
No acesso ao equipamento, uma novidade: A rodovia CE-292 foi desviada e requalificada pela Aena para que deixasse de atravessar o espaço dos carros e ganhou mais faixas de rolamento.