Consumidores pretendem adquirir carro de até R$ 100 mil, diz pesquisa
Os valores mais altos, acima de R$ 100 mil são mais indicados pelo público com renda superior à 10 S.M, sendo 44% com esta intençãoA busca por automóveis nas faixas entre R$ 50.000 e R$ 99.999 são as mais indicadas pelos consumidores, especialmente para aqueles que pretendem comprar carros (27%), caminhonetes ou picape (35%).
Os valores mais altos, acima de R$ 100 mil são mais indicados pelo público com renda superior à 10 S.M, sendo 44% com esta intenção. Além disso, considerando o tipo, os veículos acima desse valor são indicados também principalmente para os que querem comprar caminhão (65%).
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É o que diz a pesquisa "O consumidor e o mercado automotivo", realizada pela OLX por meio do seu braço de análises do segmento.
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Já em relação à motocicletas ou motonetas, cerca de 56% dos entrevistados pretendem pagar até R$ 19.999 para comprar o veículo. Ainda, tende a ser mais comum, nesta faixa, as declarações do público da geração Z (34%) e dos entrevistados com renda familiar abaixo de 4 S.M (53%).
Dentre as formas de pagamento para a compra, a preferência por pagamento 100% à vista corresponde à indicação de cerca de 4 em cada 10 entrevistados. O público masculino tende a indicar em maior proporção esse formato (38%), na comparação com o feminino (32%).
Quando se leva em consideração as características importantes atrelados ao veículo, o consumo de combustível e recursos de bem estar são mais relevantes, assim como o custo de manutenção e o preço do veículo.
O histórico veicular, como roubos, sinistros/batidas, quilometragem, pendências jurídicas, também são de alta relevância na decisão de compra.
Maioria dos brasileiros prefere automóveis seminovos e usados
Já a escolha por automóveis seminovos e usados é majoritária entre os respondentes (61%), especialmente entre aqueles que ainda não possuem um veículo.
Três quartos dos entrevistados que buscam por seminovos e usados não consideram a ideia de comprar um veículo novo.
Aqueles que chegaram a considerar essa opção desistiram principalmente devido ao aumento dos preços dos novos (56%).
Isso porque o valor acessível é o principal motivo para os interessados em seminovos ou usados escolherem esse tipo de automóvel. O motivo é indicado principalmente pelo público das gerações mais jovens (Z - 81% e Y - 74%).
A menor desvalorização do veículo aparece na segunda posição, entre as menções do público em geral. Neste item, entrevistados com renda acima de 10 salários mínimos destacam-se dos demais (53%).
Preferência dos consumidores por veículo
Entre aqueles que buscam comprar um veículo para uso próprio, a preferência é majoritariamente por carros (73%), seguidos pelas caminhonetes e picapes (20%).
Quando considerado a análise em cada tipo de veículo, as mulheres se destacam na busca por carros (86%), enquanto os homens têm maior interesse nas caminhonetes (21%).
Para aqueles que não tem automóvel, as principais razões estão relacionadas ao trabalho (17%), necessidade de locomoção (14%) e uso familiar (10%).
Entrevistados que já possuem automóvel, mas buscam outro estão principalmente impulsionados pelo trabalho (28%), locomoção (20%) e mobilidade (14%).
Quais são os tipos de carros mais procurados?
A preferência do consumidor é predominantemente representada pelos sedãs (28%) e hatches (27%). Para os entrevistados interessados em veículos do tipo hatch, as razões para a aquisição variam, sendo tamanho compacto (23%) e gosto pessoal (21%) os mais mencionados.
Para quem prefere modelos com carroceria sedã, os principais motivos estão relacionados ao espaço interno do veículo (28%), capacidade do porta-malas (20%) e gosto pessoal (19%).
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