Ceará tem 11,5 mil vagas em qualificação profissional

Serão investidos mais de R$ 11 milhões na formação de grupos socialmente vulneráveis, que receberão, ainda, kits para iniciar um negócio próprio

14:56 | Set. 11, 2023

Por: Lennon Costa
40 ALUNOS receberam o certificado de conclusão do curso de doces e salgados (foto: Samuel Setubal)

O Ceará está com 11,5 mil vagas de qualificação profissional do programa Criando Oportunidades, executado pela Secretaria de Proteção Social (SPS). De acordo com a pasta, as vagas totalizam um investimento superior a R$ 11 milhões.

As oportunidades foram anunciadas em evento realizado nesta segunda-feira, 11 de setembro, no Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor, que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa e governador do Ceará em exercício, Evandro Leitão, a secretária de Proteção Social, Onélia Santana, entre outras autoridades.

As novas vagas já tem diversas áreas definidas, mas ainda devem ser abertas outras modalidades a partir das demandas. Entre os cursos confirmados estão designer de sobrancelhas, marketing digital, costura, cabeleireiro, maquiagem, vendedor do comércio varejista, montagem de bijuteria, manicure e pedicure, auxiliar de escritório e mecânica de motos.

De acordo com a SPS, as inscrições vão abrindo gradualmente e sendo anunciadas pelos canais oficiais do Governo do Estado e dos equipamentos onde eles estão sendo ofertados.

"É um momento importante para os jovens, mulheres e homens que queiram fazer um curso de qualificação profissional e ganhar o kit para iniciar seu primeiro negócio. Basta ter 75% de presença para receber o certificado e o seu kit para iniciar o negócio", disse a secretária Onélia Santana.

O programa Criando Oportunidades funciona como uma ferramenta de inclusão social, ofertando cursos de qualificação para grupos socialmente vulneráveis e entregando kits instrumentais de trabalho para que as pessoas iniciem sua trajetória profissional. Segundo a pasta, nos últimos sete anos, quase 50 mil pessoas foram capacitadas no programa.

Durante o evento, também foram entregues 40 kits de instrumentos de trabalho a alunos e alunas que concluíram curso de doces e salgados, dentro do programa.

Rosângela Alves, 28, foi uma das concludentes do curso de confeitaria sem ter nenhuma prática, e quer aproveitar o kit que ganhou para ter um incremento na renda.

"Para mim foi muito ótimo porque eu aprendi bastante, e agora com o kit eu vou desenvolver cada vez mais. Agora eu pretendo montar um negócio dentro da minha casa para vender pequenas coisas", disse.

Célia Tavares, 50, foi outra que recebeu o certificado, agradeceu a oportunidade, e também vai aproveitar o que aprendeu para montar seu negócio.

"Deram essa oportunidade para a gente fazer esse curso pra gente dar andamento a alguma coisa para poder sobreviver, porque hoje a coisa tá meio 'braba'. Foram 30 dias de aulas, mas foi maravilhoso. A gente aprendeu muita coisa, e uma professora muito boa", concluiu.

Para o presidente da Assembleia Legislativa e governador em exercício, Evandro Leitão, o grande legado que se pode deixar para as pessoas e para a sociedade é o investimento em capital humano.

"O cearense precisa cada mão do Estado para que possa alavancar os seus sonhos, para que possa, efetivamente, estar sendo inserido no mercado de trabalho com a vida digna, e vida digna é também estar gerando o seu emprego e a sua vida", comentou.

Entenda o impacto da alta do diesel nos alimentos no Dei Valor

Mais notícias de Economia