Elmano sanciona política de Hidrogênio Verde e da renda do sol

As duas leis estaduais visam impulsionar setor produtivo no Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), sancionou duas leis estaduais importantes para o Estado: uma sobre a política do Hidrogênio Verde e outra em relação à renda do sol, que pretende reduzir a pobreza entre as famílias mais vulneráveis por meio da geração de energia solar

Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta quinta-feira, 7, o governador agradeceu a parceria e o esforço dos parlamentares da Assembleia Legislativa (Alece).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Quero agradecer aos deputados e deputadas por terem votado e aperfeiçoado as matérias enviadas, todas elas importantes para o povo cearense e para o desenvolvimento do nosso estado. Por isso, elas estão sancionadas a partir de agora."

Hidrogênio Verde

Uma das sanções foi a criação de uma governança para a política estadual de Hidrogênio Verde no Ceará.

“Esta política vai ter a participação do Governo do Ceará, da sociedade civil, de empresas interessadas em investir no setor, para que nós possamos criar um ambiente favorável para a produção de energia limpa no nosso estado beneficiando grandes e pequenos produtores”, disse o governador.

Na ocasião, ele também comemorou a aprovação do financiamento de US$ 90 milhões para a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A). 

O dinheiro será usado nas obras de infraestrutura para receber o Hub de Hidrogênio Verde (H2V). O acordo firmado junto ao Banco Mundial (Bird) prevê contrapartida de US$ 10 milhões pelo complexo portuário cearense.

Elmano também reforçou a importância do investimento para “deixar o Porto do Pecém mais moderno com a capacidade de receber uma ampliação de berço e com uma área muito ampla e preparada para as empresas que pretendem se instalar por lá e investir em uma área fundamental para o desenvolvimento do Ceará. Esta lei sancionada agora cria uma governança para que tudo isso aconteça”.

As obras de infraestrutura para a cadeia produtiva da transição energética com foco no H2V que estão no escopo do financiamento incluem:

  • Implantação de infraestrutura básica para corredores de utilidades e acesso do setor produtivo de H2V no Complexo do Pecém
  • Expansão do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém
  • Expansão do Píer 2 do terminal portuário para H2V e seus derivados

Renda do Sol

Também sancionado pelo governador Elmano de Freitas após a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto Renda do Sol visa reduzir a pobreza entre as famílias mais vulneráveis que moram na zona rural cearense, por meio da geração de energia solar.

A ação será coordenada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). Segundo o governador do Ceará, esse projeto vai transformar o povo cearense em empreendedor e produtor de energia limpa.

"Trabalhadores da agricultura familiar vão ter a oportunidade de melhorar sua renda gerando trabalho com a produção de energia para ser comprada pelo Governo do Ceará."

Inicialmente, serão implantados dois projetos-piloto nos municípios de Jaguaribara e Tamboril, localidades onde mais de 160 famílias estão ligadas às atividades de produção de frutas, verduras e laticínios.

Essas comunidades pleiteiam apoio para os custos de manutenção e produção, especialmente de energia. Tal medida representará um grande auxílio para a renda destas famílias.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

h2v hidrogenio verde renda do sol energia limpa financiamento ceara elmano video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar