Ceará negocia mais de mil imóveis públicos; valor contábil supera R$ 23 bi

Equipamentos como o autódromo do Eusébio e sede da cavalaria estão disponíveis para recebimento de propostas

O Ceará está com mais de mil imóveis públicos disponíveis para recebimento de propostas para algum tipo de negócio. De acordo com o Balanço Geral do Estado (BGE) do ano de 2022, o valor contábil é superior a R$ 23 bilhões.

A Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), que atua como catalizadora desse desenvolvimento imobiliário, recebeu, nessa semana, no Museu da Imagem e do Som (MIS), representantes do mercado imobiliário e investidores, além de secretários de estado e outras autoridades, para apresentar o novo modelo de negócios com imóveis públicos adotados pelo Estado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As possibilidades de negócios vão além das operações diretas como compra, aluguel, permuta e chegam a outros formatos, como a construção específica para um fim, a venda com arrendamento de longo prazo e a possibilidade de parcerias com o setor privado.

Neste momento os imóveis não tem valor pré-estabelecido. Ao fazer a proposta, o interessado deve anexar um laudo técnico de avaliação. Os documentos juntados serão analisados de forma a avaliar o interesse do estado em colocar ou não aquele imóvel para leilão.

Segundo Carlos Eduardo Marino, presidente da CearaPar, o novo modelo de gestão de imóveis públicos do Ceará está apoiado em um arcabouço legal que vem sendo construído desde 2021, quando foi instituído o órgão, colocando a possibilidade de qualquer interessado apresentar propostas para o Governo.

"Até bem pouco tempo atrás, era o Governo que iniciava um leilão oferecendo um imóvel nas condições e valores julgados oportunos pelo setor público. A situação agora é o inverso: o setor privado apresenta uma proposta que pode levar aquele imóvel a leilão. Essa proposta pode ainda oferecer outro tipo de negócio a ser avaliado pelo Governo como pertinente ou não", explicou.

O gestor enfatizou ainda que o objetivo da CearaPar não é somente a alienação ou a venda de imóveis, mas mobilizar os ativos públicos de modo que eles gerem receita e também retornos econômicos e sociais.

Veja abaixo alguns imóveis operacionais que estão em destaque para recebimento de propostas.

  • Autódromo Internacional Virgílio Távora (Eusébio)
  • Sede da Cavalaria (Fortaleza)
  • Prédio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Fortaleza)
  • Centro Administrativo Bárbara de Alencar (Fortaleza)
  • Parque de Exposição Governador César Cals - EXPOECE (Fortaleza)
  • Procuradoria Geral de Justiça (Fortaleza)

Detalhes sobre os imóveis estão disponíveis no site da CearaPar.

Veja como se organizar para comprar seu imóvel no Dei Valor

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

imoveis governo do ceara modelo de negocio video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar